Manguezal

Semana de limpeza nas margens do Rio Capibaribe

Expectativa é que sejam recolhidos, de 2 a 5 de outubro, 25 toneladas de entulhos descartados irregularmente no Rio Capibaribe,

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 02/10/2017 às 17:14
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Expectativa é que sejam recolhidos, de 2 a 5 de outubro, 25 toneladas de entulhos descartados irregularmente no Rio Capibaribe, - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

A partir desta segunda-feira (02/10), a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) inicia mais uma ação de limpeza das áreas de manguezal que margeiam o Rio Capibaribe. Desta vez, o trabalho será realizado ao longo do Cais da Alfândega e também no Cais da Aurora, com a participação de 11 homens e o apoio de três caçambas.

A limpeza deve se estender até a quinta-feira (05/10), a depender da quantidade de resíduos a serem retirados. A expectativa da Emlurb é recolher aproximadamente de 25 toneladas de entulhos das margens do rio.

De acordo com a Emlurb, a limpeza nos manguezais do Rio Capibaribe é feita a cada 30 dias. As intervenções acontecem na Rua da Aurora (no trecho entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte), beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura (bairro de São José); na área que fica em frente ao Paço Alfândega (Bairro do Recife); Cais José Estelita; Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela (Zona Norte da cidade).

BARCO

Há, ainda, o trabalho de limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe, que é realizado pelo Ecobarco. O equipamento atua em todos os trechos navegáveis do rio na capital pernambucana, incluindo as ilhas do Centro do Recife, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes. A cobertura é de aproximadamente 35 quilômetros.

As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente descartados irregularmente pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido é de garrafas plásticas, mas em algumas ocasiões também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos.

Últimas notícias