Matemática

Da Editoria Cidades
Da Editoria Cidades
Publicado em 19/10/2017 às 8:08
Foto: Guga Matos/JC Imagem
As atividades no Espaço Ciência fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Mais de 50 cidades pernambucanas aderiram ao evento - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem

Você sabia que a matemática está presente em tudo que nos rodeia? E que também pode ser divertida? Pois é, deixe de lado o preconceito com a disciplina e descubra como tirar partido dessa ciência no seu dia a dia acompanhando as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 23 a 29 de outubro em mais de 50 municípios pernambucanos.

A programação local é coordenada pelo Espaço Ciência, museu interativo vinculado à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Complexo Salgadinho, em Olinda. Todas as atividades são focadas na matemática, o tema da SNCT 2017. A partir de segunda-feira (23/10), haverá oficinas, exposições, mostra de cinema, caravanas, observações astronômicas e brincadeiras com jogos matemáticos do Litoral ao Sertão.

No Espaço Ciência, o público poderá interagir com a exposição Jogos e Acasos, idealizada pelo matemático francês e ex-colaborador da entidade Francis Dupuis, falecido em 2014. A mostra é composta de seis painéis com jogos de estratégia e de azar. No painel A matemática está em tudo (tema do evento) há segredos para serem desvendados e atividades com poliedros do filósofo Platão.

“Descobrir os segredos matemáticos é um dos desafios do Torneio Virtual de Ciência do museu”, declara Roberta Cristina da Silva, gerente de Programas do Espaço Ciência e coordenadora da SNCT-PE. No painel Jogos e dinheiro o visitante é estimulado a atribuir preços justos a objetos como bicicleta, notebook e TV. “Ganha quem acertar o valor exato ou chegar o mais próximo possível sem ultrapassar o preço”, diz ela.

Há, ainda, um jogo da velha em 3D, que aumenta as possibilidades de ganhar ou de perder, avisa Roberta Cristina. “É uma exposição que estimula o pensar, por meio dos jogos, e também remete à matemática teórica”, destaca. O Espaço Ciência produziu 40 exemplares da mostra Jogos e Acasos e distribuiu 39 em algumas cidades. O material é itinerante e pode ser solicitado por entidades e instituições interessadas.

ABERTURA

Em Pernambuco, a abertura da SNCT será na Praça das Esculturas de Porto de Galinhas, em Ipojuca, município do Grande Recife, a partir das 9h de segunda-feira (23/10), com estandes para apresentação de trabalhos de estudantes e instituições. O Espaço Ciência levará as Caravanas Ciência Móvel (experimentos de matemática, química, física e biologia), Astronomia (lançamento de foguete e observações) e Notáveis Cientistas de Pernambuco (perfis de cientistas) com planetário.

Ao longo da semana, a Caravana Astronomia estará em São Vicente Férrer (terça-feira), Angelim (quarta-feira), Itacuruba (quinta e sexta-feira) e Afogados da Ingazeira (sábado e domingo). “Enviamos correio eletrônico às escolas e outras instituições de ensino e pesquisa para divulgar a programação”, diz Roberta Cristina.

“Gostei da exposição (Jogos e Acasos), é muito divertida, assim a gente aprende mais”, afirma Giselainy Nascimento, 13 anos, aluna do ensino fundamental da Escola Professora Estelita Maria Mendes, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, em visita ao Espaço Ciência com a turma do colégio. O museu interativo funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados e domingos abre das 13h30 às 17h. O acesso é gratuito.