EDUCAÇÃO

Três pernambucanos serão jovens embaixadores nos Estados Unidos

Adriano, Gercina e Déborah foram selecionados para programa americano voltado para alunos de escolas públicas

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 12/11/2015 às 7:37
Foto: Guga Matos / JC Imagem
Adriano, Gercina e Déborah foram selecionados para programa americano voltado para alunos de escolas públicas - FOTO: Foto: Guga Matos / JC Imagem
Leitura:

As férias de janeiro para três estudantes pernambucanos serão diferentes daquelas a que estão acostumados. Adriano Vinícios, 16 anos, Déborah Alexandra, 18, e Gercina Emanuele, 16, vão passar três semanas nos Estados Unidos. Reuniões com autoridades e líderes de organizações não-governamentais, visitas a escolas e projetos sociais e participação em trabalhos voluntários fazem parte da programação. Eles integram o grupo de 50 alunos de escolas públicas do Brasil selecionados para o Programa Jovens Embaixadores, do governo americano.

Enquanto não chega a hora de arrumar as malas - a viagem está marcada para 5 de janeiro - Adriano, Déborah e Gercina comemoram por terem conquistado uma das 50 vagas, disputadas por cerca de 13 mil candidatos (1.400 de Pernambuco). Ontem eles se encontraram com a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, localizada em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A diplomata veio à cidade conhecer os estudantes e visitar projetos ligados a novas tecnologias.

“Será uma experiência transformadora e que abrirá muitas portas. Os jovens embaixadores têm a oportunidade de conhecer uma nova cultura, conectar-se a outros jovens como eles. Voltarão para o Brasil mais confiantes, com mais autoestima e a curiosidade mais aguçada. Também ficarão mais fluentes na língua inglesa”, destacou Liliana.

Passagens, hospedagem, alimentação e seguro-saúde são bancados pelo programa. Os participantes também ganham um kit de roupas de frio (casaco, luvas, cachecol, meia e gorro).

Gercina mora na cidade de São João, no Agreste do Estado, e é aluna do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Garanhuns. Adriano estuda na Cícero Dias e reside em Abreu e Lima, no Grande Recife. Déborah mora em Jaboatão dos Guararapes, também na Região Metropolitana, e conclui o ensino médio no Colégio Militar do Recife, na Cidade Universitária, Zona Oeste da capital.

“Acredito que essa viagem fará muita diferença na minha vida. Estou ansiosa para conhecer outros jovens e compartilhar experiências”, diz Gercina. Filha única de uma professora e um autônomo, ela fará uma rifa para ajudar a comprar roupas para a viagem.

Adriano, segundo de quatro irmãos, contará com a família para essa tarefa. “Tenho 10 tios maternos e 10 paternos, além de muitos primos, todos vibrando comigo. Cada um vai contribuir um pouco. Já ganhei a mala do marido de uma prima”, diz Adriano, que sai de casa às 5h40 todos os dias para ir à escola. “Sempre quis viajar para fora do Brasil. Estou sentindo uma mistura de ansiedade, alegria e medo”, afirma o rapaz, cujo pai é motorista e a mãe, dona de casa.

Para Déborah, a ida aos Estados Unidos é a realização de um sonho. “A carreira diplomática sempre me chamou atenção. É o que desejo para o futuro. Vou com muito orgulho representar o Brasil”, garante a estudante, que está em busca de patrocínio para ajudar nas despesas pessoais da viagem. “Escrevi cartas para o governador, o prefeito de Jaboatão e um deputado.”

Últimas notícias