ENSINO SUPERIOR

Alunos do Instituto JCPM são destaque no Enem

Thiago, Sílvio e Vitória tiraram notas superiores a 960 na redação do exame

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 21/01/2017 às 8:00
Foto: André Nery/ JC Imagem
Thiago, Sílvio e Vitória tiraram notas superiores a 960 na redação do exame - FOTO: Foto: André Nery/ JC Imagem
Leitura:

As histórias de Thiago, Sílvio e Vitória têm algo em comum, que a vida difícil em Brasília Teimosa, uma das comunidades mais carentes da Zona Sul do Recife não conseguiu tirar: a vontade de vencer na vida através dos estudos. Alunos do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), eles participaram do curso Pré-Universitário, projeto piloto de ensino da instituição, no ano passado. O resultado? Notas acima de 960 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a certeza de que estão no caminho certo. 

Durante um ano, eles contaram com a ajuda de 22 profissionais, entre professores de todas as disciplinas e psicólogos. Os estudantes também tiveram apoio de mentores, ex-alunos do Instituto JCPM que passaram em vestibulares e ajudaram na organização de horários de estudo. “Montamos essa metodologia em parceria com o Direto ao Ponto com base em experiências não muito boas que tivemos com o curso nos moldes tradicionais. Além dos professores, trabalhamos com uma equipe psico-educacional, que desenvolve capacidade de argumentação, reflexão e as competências individuais de cada um” explica Fábia Siqueira, coordenadora de Projetos Sociais do IJCPM. 

Para os meninos, a fórmula está mais do que aprovada. Thiago Abercio Cordeiro tem 17 anos e pretende cursar licenciatura em história. A nota 980 na redação do temido Enem dá fôlego ao sonho do futuro professor. “Eu não esperava essa nota, não costumava confiar muito em mim. Aqui, tive todo apoio, um mentor que sempre dizia que eu ia conseguir”, conta. Thiago fez parte de um grupo que se reunia aos sábados para estudar. Agora, ele pretende retribuir o auxílio se tornando também um mentor. 

A vontade é partilhada por Sílvio Ricardo Couto, 18 anos. Fera de engenharia, ele concluiu o ensino médio em 2015 e já havia feito outro curso para o Enem. “Foi totalmente diferente. Lá eu aprendi somente conteúdo Aqui, aprendi como me portar na prova, como estudar em casa e como confiar em no meu potencial”, destaca o estudante, que também tirou 980 na redação. “O mérito é todo mundo que me ajudou.”

Vitória Lúcia Lino, 17, não acreditou quando viu no portal do Enem a nota 960 na redação. “Abri mão de muita coisa, porque estudava em turno integral e fazia o curso”, conta a fera de arquitetura. “As pessoas diziam que não precisava me matar estudando, mas elas não conhecem nosso sonho, a vontade de chegar lá.”

INSTITUTO

O IJCPM atua com jovens com idades entre 16 e 24 anos, moradores do entorno dos empreendimentos do Grupo JCPM e estudantes da rede pública de ensino. No Recife, os beneficiados moram nos bairros de Brasília Teimosa e Pina, na Zona Sul. Outras unidades existem em Salvador, na Bahia, e Fortaleza, no Ceará. 

Últimas notícias