Estudantes

Saiba quais são as 18 universidades de Portugal que aceitam a nota do Enem

Em Portugal, os estudantes estrangeiros de graduação correspondem a 20% do total

JC Online com Agência Brasil
Cadastrado por
JC Online com Agência Brasil
Publicado em 24/01/2017 às 13:45
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Em Portugal, os estudantes estrangeiros de graduação correspondem a 20% do total - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Não é só o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para preencher vagas em cursos de 131 instituições públicas brasileiras de ensino superior. Se existe a vontade de estudar fora, a boa notícia é que 18 universidades portuguesas aceitam a nota da avaliação nacional como forma de seleção de alunos brasileiros para suas graduações. Com o Enem, é possível também para os jovens de baixa renda no Brasil concorrer a bolsas de estudos em faculdades privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Há ainda o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), crédito educativo custeado pelo governo federal para quem estuda em instituição privada.

As notas do Enem servem, em Portugal, para classificar os alunos brasileiros para concorrer às vagas destinadas aos estudantes internacionais. A Universidade do Minho (UMinho), com 19 mil alunos nas cidades de Braga e Guimarães, é uma das principais instituições de ensino superior de Portugal e recebe atualmente cerca de 500 estudantes brasileiros. Lá, as vagas para estrangeiros na graduação correspondem a 20% do total. 

A pró-reitora de Internacionalização da UMinho, Carla Martins, explica que, no sistema português, há um conjunto de provas específicas que os alunos têm que prestar e as notas do Enem substituem as desses exames. “Por exemplo, se o candidato quer estudar engenharia, tem que fazer o exame de matemática, física e química. No caso dos alunos brasileiros, como o Enem tem várias provas, o que acontece é que nós aproveitamos os testes que eles fizeram e damos ponderações diferentes para cada uma das dimensões da prova”, afirma. Dessa forma, os testes feitos no Brasil são utilizados, com parâmetros de ponderação, para efeitos de cálculo na nota da candidatura dos brasileiros para ingressar nas universidades portuguesas.

Saiba quais são as instituições:

Universidade de Coimbra

Universidade de Algarve

Instituto Politécnico de Leiria

Instituto Politécnico de Beja

Instituto Politécnico do Porto

Instituto Politécnico de Portalegre

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Instituto Politécnico de Coimbra

Universidade de Aveiro

Instituto Politécnico de Guarda

Universidade de Lisboa

Universidade do Porto

Universidade da Madeira

Instituto Politécnico de Viseu

Instituto Politécnico de Santarém

Universidade dos Açores

Universidade da Beira Interior

Universidade do Minho

Últimas notícias