EDUCAÇÃO

Jovens de pré-universitário do Instituto JCPM comemoram ingresso em universidades

Moradores do Pina e Brasília Teimosa, eles tiveram reforço ano passado na preparação para o Enem. Um deles passou em 1º lugar no curso de história da UFPE

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/02/2017 às 8:32
Foto: Fernando da Hora /  JC Imagem
Moradores do Pina e Brasília Teimosa, eles tiveram reforço ano passado na preparação para o Enem. Um deles passou em 1º lugar no curso de história da UFPE - FOTO: Foto: Fernando da Hora / JC Imagem
Leitura:

Acompanhamento individual e personalizado, metodologia diferenciada e professores qualificados. Essa combinação, aliada à dedicação aos estudos, fez com que onze jovens dos bairros do Pina e Brasília Teimosa conseguissem ingressar em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Eles participaram, ano passado, do Pré-Universitário oferecido pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM).

O cursinho existe desde 2012. A turma deste ano começou as atividades na última segunda-feira. Os 70 participantes são alunos ou ex-alunos de escolas públicas. Têm aulas diárias, à noite. Entre as inovações do cursinho estão a mentoria (acompanhamento mais específico de grupos que tenham dificuldades semelhantes), planejamento e gerenciamento de tempo e aulas invertidas, onde o estudante tem acesso ao conteúdo antes de o professor ministrar o assunto.

Aprovado em primeiro lugar, pelo sistema de cotas, no curso de história da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Thiago Oliveira, 17 anos, diz que aprendeu, no pré-universitário, a valorizar o potencial transformador da educação. “Percebi como a educação pode mudar a nossa vida e a sociedade”, comenta o rapaz. Filho de um porteiro e uma vendedora e morador de Brasília Teimosa, Thiago se destacou também na redação do Enem, com nota 980. É o primeiro da família a ingressar numa universidade.

Andrew Menezes, 20, comemora o ingresso no curso de administração da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Concluiu o ensino médio na Escola Estadual João Bezerra, localizada em Brasília Teimosa, onde reside. “No pré-universitário tive a oportunidade de aprender de um jeito diferente. A experiência foi ótima”, diz Andrew, atualmente funcionário da rede de farmácias Drogasil.

ESTÍMULO

“Nosso objetivo é dar condições para que esses jovens tenham a chance de competir num grau de igualdade com outros estudantes. Muitos têm que trabalhar, frequentam a escola no outro turno e ainda vão para o pré-universitário à noite. É gratificante ver o esforço deles e o que conquistaram”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento Social do Instituto JCPM, Fábia Siqueira.

Últimas notícias