EDUCAÇÃO

Matemática de um jeito divertido no Espaço Ciência

Para comemorar o Dia Nacional da Matemática, Espaço Ciência programou atividades sexta-feira e sábado (dias 5 e 6)

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 02/05/2017 às 10:05
Foto: Espaço Ciência / Divulgação
Para comemorar o Dia Nacional da Matemática, Espaço Ciência programou atividades sexta-feira e sábado (dias 5 e 6) - FOTO: Foto: Espaço Ciência / Divulgação
Leitura:

Considerada bicho-papão por muitos estudantes, a matemática pode ser aprendida de um jeito divertido. Para comemorar o Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio, o Espaço Ciência montou uma programação especial nesta sexta-feira (dia 5) e sábado (06). Serão mais de 30 atividades, que englobam os experimentos permanentes, oficinas e jogos.

Que tal, por exemplo, usar os cálculos para fazer mágica e perceber a Matemática por trás dos truques e adivinhações? Ou construir formas geométricas usando palitos, elásticos, sabão e arame, entre outros materiais? Que tal medir sua altura de longe usando teodolito? Ou observar como a precisão matemática determina a qualidade da construção de uma pipa?

Essas serão algumas das ações, que contarão também com jogos como Resta Um, Torre de Hanói, Dominó de Racionais e Cubo de Rubik, entre outros. A ideia é mostrar, nas oficinas, que a matemática pode ser divertida.

MÚSICA

A relação entre a música e a matemática também poderá ser observada em experimentos como a Flauta de Pan e o Xilofone de Garrafas. Os ângulos e formas na propagação das ondas de som ou de luz poderão ser observados em experimentos como as Parábolas Acústicas ou o fogão solar.

Em cada área do Museu, é possível observar a presença da matemática. “Na Trilha Ecológica, por exemplo, os visitantes percebem a simetria existente nas folhas, a relação matemática que existe no crescimento das plantas e reprodução de animais ou o equilíbrio perfeito que embasa as formas geométricas que compõem a natureza”, explica Claudiane Santos, da Gerência de Visitas.

GRATUITO

O Espaço Ciência é um Museu Interativo de Ciência, que ocupa uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda: o maior museu a céu aberto da América Latina. Fica no Parque Memorial Arcoverde, no Complexo de Salgadinho, em Olinda. Funciona de segunda à sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos finais de semana abre das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.

Últimas notícias