APRENDIZADO

Alunos da rede pública do Recife recebem kits de jogos de raciocínio lógico

Os kits fazem parte do Programa MenteInovadora, desenvolvido desde 2014 numa parceria entre a Secretaria de Educação do Recife e a empresa Mind Lab

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 09/05/2017 às 11:26
Foto: Ana Roberta Amorim/JC
Os kits fazem parte do Programa MenteInovadora, desenvolvido desde 2014 numa parceria entre a Secretaria de Educação do Recife e a empresa Mind Lab - FOTO: Foto: Ana Roberta Amorim/JC
Leitura:

Quase 18 mil alunos da rede municipal de ensino do Recife receberam kits de jogos de raciocínio lógico, cuja entrega foi concluída nesta terça-feira (5), em evento realizado no Compaz Eduardo Campos, no bairro do Alto Santa Terezinha, Zona Norte da cidade. Os kits fazem parte do Programa MenteInovadora, uma parceria entre a Secretaria de Educação do Recife e a empresa Mind Lab. Nesta terça, cerca de 120 alunos de três escolas, além de pais e professores, estavam presentes no evento.

Existente desde 2014 nas escolas públicas do Recife, o projeto consiste no uso de jogos interativos que estimulam o sentido de liderança, reflexão, solução de problemas e aplicação dos conteúdos dados em salas de aula para estudantes dos grupos de 4 e 5 anos do Ensino Infantil e dos 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

“São jogos pensados e desenvolvidos para cada faixa etária e, à medida que as crianças vão utilizando esses jogos, elas vão desenvolvendo habilidades que facilitam no aprendizado da matéria do dia a dia, do português, matemática, ciência e etc”, explicou o secretário de educação do Recife, Alexandre Rebêlo. De acordo com o secretário, os professores também serão capacitados a utilizarem os materiais durante as aulas e efetivar a iniciativa. “O programa envolve três aspectos. Primeiro é a entrega dos jogos, depois é a existência dos jogos na própria escola e terceiro é a formação dos professores e o acompanhamento das escolas”, disse. “Além de oferecer os jogos de raciocínio, capacitamos os professor para que ele possa utilizar em sala de aula, por meio de formações continuadas. Uma vez por mês, voltamos em todas as escolas e garantimos que o programa está sendo implementado”, acrescentou o vice-presidente executivo da Mind Lab, Emilio Munaro.

O programa

MenteInovadora, da empresa Mind Lab, que desenvolve pesquisas de tecnologias educacionais, existe há mais de 24 anos e está presente em cerca de 25 países. No Brasil, mil escolas públicas e privadas mantém o programa, sendo 86 unidades e 60 mil alunos da rede pública estadual, ou seja, estudantes dos três anos do ensino médio. No Recife, 250 escolas e 17,8 mil alunos dos anos iniciais e finais também recebem o benefício.

Últimas notícias