Com informações de Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
Instituições de ensino superior têm até 19 de maio para aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), caso tenham vagas para ofertar na chamada do meio do ano, a segunda realizada pelo Ministério da Educação em 2017. As universidades e institutos devem acessar o sistema pelo endereço sisugestao.mec.gov.br.
O Sisu seleciona estudantes para vagas no ensino superior público pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão utilizadas as notas dos candidatos no Enem do ano passado.
O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a data de início das inscrições dos estudantes para o processo seletivo. Nos anos anteriores, isso foi feito entre o final de maio e início de junho.
Ao aderir o Sisu, entre outras informações, as instituições devem oferecer a relação dos cursos e turnos, com os respectivos semestres de ingresso, e o número de vagas – incluindo, se necessário, as reservadas exclusivamente para os indígenas. O termo também deverá conter os pesos e as notas mínimas para cada prova do Enem, além dos documentos necessários à matrícula dos selecionados.
Não poderão ser oferecidas, via Sisu, vagas em cursos que exijam teste de habilidade específica e, ainda, na modalidade de ensino a distância.
Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016. A primeira edição do Sisu de 2017 ofertou mais de 238 mil vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.