EDUCAÇÃO

Quadra e ônibus escolar são entregues à comunidade em Noronha

Obra é fruto da parceria entre Governo do Estado e a administração da ilha

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 24/08/2017 às 13:52
Foto: Heudes Régis/ JC Imagem
Obra é fruto da parceria entre Governo do Estado e a administração da ilha - FOTO: Foto: Heudes Régis/ JC Imagem
Leitura:

Na tarde desta quarta-feira (23), a comunidade noronhense festejou uma das mais ansiadas conquistas, a inauguração da nova quadra coberta da Escola de Referência Arquipélago. A obra é resultado da parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco com a Administração de Fernando de Noronha.

Além da comunidade que aceitou o convite e prestigiou durante toda a programação, o evento recebeu as presenças do administrador da ilha, Luís Eduardo Antunes, o secretário de Educação, Frederico Amâncio, o representante do Ministério da Educação, José Fernando Cunha, o presidente do Conselho Distrital, Ailton Júnior, os diretores, Daniel Bezerra e Mariana Suassuna e, representando os empresários, José Maria Sultanum, como também,o vice-presidente do Conselho Distrital, Artur Cândido e os conselheiros. Milton Luna, Verônica Modesto, Eunice Oliveira, Marilde Costa e Humberto Machado, diretor da empresa Universo Empreendimentos.

Em sua saudação, o administrador, Luís Eduardo Antunes, visivelmente emocionado, ressaltou as parcerias e agradeceu a todos os envolvidos pela conclusão da obra, como também, destacou os investimentos que serão realizados para a requalificação do CIEI Bem-Me-Quer. “Hoje nós estamos entregando os ônibus e a quadra para o povo noronhense e eu me sinto gratificado. A licitação para obra de reforma e requalificação do Centro Bem-Me-Quer já foi concluída, resta apenas um trâmite burocrático no Ministério da Educação para que o recurso seja transferido”, informou o administrador.

“Se a gente pudesse resumir em uma palavra o que significa a chegada dos ônibus e a construção da quadra, viabilizados diante de tantos desafios, a palavra é muito simples seria parceria. Tudo isso só foi possível porque muita gente se envolveu para poder chegar aqui hoje”, disse o secretário da Educação, Frederico Amâncio.

Quadra

Com o investimento de R$ 1 milhão, do recurso do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, o espaço foi requalificado para atender aos alunos e a comunidade. Com aproximadamente 750m², a quadra poliesportiva que há quatro anos estava desativada, recebeu coberta e arquibancadas, piso polido que, ao mesmo tempo que possui aderência, permite que a bola deslize perfeitamente e os atletas tenham um bom desempenho, como também, vinte luminárias de 500w (cada) foram instaladas, dentro das normas brasileira, para que a prática esportiva noturna não seja comprometida. “O contorno da quadra recebeu um piso todo em bloquete, o que possibilita a drenagem da água e impermeabiliza o solo. Instalamos ainda um sistema de para-raios e realizamos todo o aterramento”, explicou Humberto Machado, responsável técnico e diretor da empresa Universo Empreendimentos, encarregada pela construção.

“Essa quadra está ligada diretamente a vida social e escolar da comunidade de Fernando de Noronha. Parabéns a todos, pois mesmo passados quatro anos sem um espaço, vocês não deixaram de fazer suas atividades de educação física, foram para os JEP´s e trouxeram medalhas. Vocês já mostraram que são guerreiros”, parabenizou o presidente do Conselho Distrital, Ailton Júnior.

Na sequência, o representante do ministro da Educação, José Fernando Cunha, realizou a entrega das chaves dos ônibus escolares ao diretor da EREM, Josemar Gomes. Os dois ônibus foram adquiridos com recursos do Ministério da Educação, e o valor do investimento foi de R$ 530 mil. “A gente já fez uma longa caminhada entregando esses ônibus. Do final do ano e no decorrer desses dois meses, mais de 2 mil ônibus foram entregues e Pernambuco foi contemplado com 195 ônibus, dentre eles, os que estão aqui em Fernando de Noronha. É uma satisfação estar aqui com vocês, eu espero que tanto o ônibus como a quadra, a comunidade utilize”, disse José Fernando Uchôa. “Hoje o dia é de alegria, a comunidade escolar ansiava por essa quadra e, juntando a isso, nós tivemos a entrega dos ônibus. Consideramos que, com isso, a gente avance ainda mais no processo de ensino e aprendizagem”, enfatizou o diretor da Escola Arquipélago, Josemar Gomes.

Durante o evento, os alunos se revezaram em apresentações da Banda Marcial da escola, desfile dos atletas e medalhistas que participaram dos JEP´S, grupo de flautas doce Sons do Arquipélago e a banda Xote dos Milagres, formada por estudantes especiais, conduzidos pelo saxofonista e maestro, Joelson Santos, como também, as participações das alunas Kelly Soares e Kalynne Bispo.

Miniempresa

Aproveitando a ocasião, os jovens empreendedores do programa de miniempresa da A Junior Achievement Pernambuco (JAPE), lançaram a marca “Das Areias”, com os apoios da Pousada Maravilha, Administração de Fernando de Noronha, Governo do Estado e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Conforme Arnaldo Moreira, aluno da Escola Arquipélago e diretor de RH, a empresa está focada no mundo da moda praia e objetiva trazer novos produtos. “Lançamos hoje a nossa canga com fixador que é o diferencial do nosso produto. Ela fixa na areia que é para dar mais conforto às pessoas. Nós utilizamos tecidos vindos do Recife e primamos pela leveza e qualidade, com estilo noronhense, bem praiano que é a cara da ilha”, informou.

Últimas notícias