EDUCAÇÃO

União de esforços para alavancar a educação pernambucana

Evento promovido pelo SJCC , nesta sexta-feira, em Caruaru, evidenciou a importância de gestores e entidades atuarem juntos para melhorar os indicadores educacionais

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 01/12/2017 às 21:35
Foto: Guga Matos /  JC Imagem
Evento promovido pelo SJCC , nesta sexta-feira, em Caruaru, evidenciou a importância de gestores e entidades atuarem juntos para melhorar os indicadores educacionais - FOTO: Foto: Guga Matos / JC Imagem
Leitura:

Diante de baixos indicadores na educação pública de Pernambuco, sobretudo na alfabetização e anos iniciais do ensino fundamental, entidades públicas e privadas garantem que estão dispostas a contribuir para mudar esse preocupante cenário. Em um seminário promovido na manhã desta sexta-feira (01) pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação em Caruaru, no Agreste, ficou evidente que a articulação de programas e ações, baseada em boas experiências, a exemplo do que faz hoje a cidade cearense de Sobral, é estratégica para alavancar o desenvolvimento do Estado.

“A responsabilidade tem que ser compartilhada. Os números de Pernambuco não são positivos. É importante a mobilização, a junção de forças”, observou o ministro da Educação, Mendonça Filho. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Senac, no bairro de Indianópolis. Ele citou o fortalecimento do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) como uma das iniciativas para promover melhorias no aprendizado das crianças que estão começando a ler e escrever.

A importância de haver continuidade das políticas públicas foi ressaltada pelo secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, convidado para relatar o que faz o município ser o campeão nacional nos anos iniciais do ensino fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, com nota 8,8. Nos anos finais, ocupa a segunda posição (média 6,7).

“A mudança em Sobral começou 20 anos atrás e já passou por quatro prefeitos. A continuidade das ações é fundamental”, pontuou Herbert. O fortalecimento da gestão escolar, a definição de metas de aprendizagem e a valorização do magistério são três eixos norteadores das ações sobralenses em educação.

A plateia do seminário – cerca de 500 pessoas – era formada principalmente por gestores municipais. O diretor da Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Felipe Oirá, colocou a entidade à disposição dos prefeitos. “A escola pode contribuir com a formação de professores e em outras demandas específicas. Podemos promover um acompanhamento personalizado, de acordo com as necessidades de cada cidade”, explicou.

O seminário teve o apoio da TV Escola e do Instituto Ayrton Senna, com cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundaj e Ministério da Educação (MEC). O debate contou também com a participação do diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos, e da secretária executiva de Educação de Pernambuco, Ana Selva. Marcou o lançamento do Movimento Pernambuco pela Educação.

Últimas notícias