Grande Recife

Jaboatão realiza obra de engorda de suas praias

Quando for concluída, a intervenção será a maior do País e vai aumentar em 40 m a largura da faixa que compreende as praias de barra de Jangada, Candeias e Piedade

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/05/2013 às 13:03
Fotos: Marcelo Ferreira / PMJG
Quando for concluída, a intervenção será a maior do País e vai aumentar em 40 m a largura da faixa que compreende as praias de barra de Jangada, Candeias e Piedade - FOTO: Fotos: Marcelo Ferreira / PMJG
Leitura:

O município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, está investindo cerca de R$ 40 milhões em obras para realizar a engorda de suas praias. Quando for concluída, a intervenção será a maior do País e vai aumentar em 40 metros a largura da faixa que compreende as praias de barra de Jangada, Candeias e Piedade.

De acordo com o gerente de obras de Jaboatão, Roberto Rocha, as equipes responsáveis pelo serviço trabalharão contínuamente para que a obra seja concluída dentro do prazo, que é até o mês de agosto deste ano. "Um milhão de metros cúbicos de areia será movimentado, o que equivale a 50 mil caminhões do tipo caçamba. A draga, que tem capacidade para 6 mil metros cúbicos de areia, vai trabalhar 24 horas por dia, e deve fazer de 3 a 4 viagens, movimentando algo em torno de 20 mil metros cúbicos por dia", disse.

“Já terminamos todos os serviços estruturais, que foram o levantamento topográfico, a construção dos dois canteiros de obras, um em Candeias e outro em Piedade, o seccionamento do quebra-mar em cinco partes e a soldagem da tubulação de 1,5 quilômetro, que ficará submersa e será acoplada à draga para o transporte da areia até a praia”, concluiu o gerente.

A areia utilizada na intervenção foi cuidadosamente escolhida para garantir a durabilidade da obra e uma manutenção só será necessária passados cinco anos do procedimento de engorda, minimizando assim os impactos para a população da cidade. "Com essa obra conseguiremos devolver esse equipamento de lazer, que é a praia, para toda a população jaboatanense. Além disso, conseguiremos potencializar o turismo, tendo em vista que teremos uma praia larga com todos os trechos que sofreram com o avanço do mar recuperados. Será uma obra para todos", enfatiza Heraldo Selva, vice-prefeito de Jaboatão.

Últimas notícias