ÁGUA

Aumenta volume da Barragem de Jucazinho, no Agreste

Recentes chuvas no Agreste contribuíram para subir o nível de água no reservatório

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 11/04/2014 às 21:17
Leitura:

As recentes chuvas no Agreste renderam três milhões de metros cúbicos à Barragem de Jucazinho, situada em Surubim e responsável pelo abastecimento de Caruaru e outros 14 municípios da área. Embora pareça pouco, o aumento de 1% é importante para o armazenamento de água na represa, cujo volume atual corresponde a 29,21% de sua capacidade.

Com a capacidade de acumular 327 milhões de m³, Jucazinho está distante de um nível satisfatório, porém ainda não há necessidade de racionamento de água. É imprescindível, no entanto, que a população continue economizando e denunciando desperdícios de água.  

A Barragem do Prata, que também abastece Caruaru, conta com 43,5% de sua capacidade total e não captou a água das últimas chuvas. Estima-se que o nível do manancial suba com as chuvas que costumam ocorrer a partir de julho, com a chegada do inverno. O Prata pode acumular até 42 milhões de metros cúbicos. 

Na maioria das localidades, o abastecimento segue ininterrupto, 24h por dia. Contudo, o fornecimento de água no Alto do Moura e nos distritos de Taquara de Baixo e de Cima está sendo realizado em esquema de rodízio. A medida foi necessária porque o Alto do Moura está dividindo o abastecimento com os distritos de Taquara, através de um sistema que só estava planejado para abastecer o vilarejo. Essa divisão se deu desde que a Barragem de Taquara entrou em colapso.

Últimas notícias