História

Aniversário da Revolução Pernambucana de 1817 é celebrado no Recife

O movimento revolucionário deflagrado no dia 6 de março, Data Magna do Estado, completa 198 anos

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 06/03/2015 às 9:01
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O movimento revolucionário deflagrado no dia 6 de março, Data Magna do Estado, completa 198 anos - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Pernambuco celebra hoje, dia 6 de março, o 198º aniversário da Revolução de 1817 com o lançamento de livros sobre o último movimento revolucionário desencadeado antes da Independência do Brasil. A data também será marcada pela criação de um comitê para preparar as comemorações do bicentenário, em 2017, em solenidade no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), a partir das 19h.

O Comitê Pernambuco 2017 é formado por representantes do museu, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, da Fundação Joaquim Nabuco, da Academia Pernambucana de Letras, da Associação Centro Vivo e do Centro de Trabalho e Cultura. “Fizemos três reuniões e agora vamos apresentar o grupo ao público”, declara a diretora do museu, Betânia Araújo.

Outras instituições públicas e entidades da sociedade civil deverão se engajar aos trabalhos. “Queremos revisitar 1817 à luz dos dias atuais, com ações de educação e publicações de obras”, adianta. Nesta sexta-feira, no museu, localizado no bairro de São José, Centro do Recife, serão lançados os romances Seminário, da pesquisadora Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque, e A Noiva da Revolução (4ª edição), do historiador Paulo Santos.

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) comemora o dia 6 de março, Data Magna do Estado, disponibilizando, gratuitamente, o e-book Frei Caneca – Herói e mártir de duas revoluções. O livro faz um resgate dos principais fatos da vida do religioso e pode ser acessado pelo endereço editora.cepe.com.br/ebook.

Morto há 190 anos, frei Caneca participou da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, de 1824.

Últimas notícias