Controle Urbano

Operação Bairro Legal melhora mobilidade dos pedestres na Estrada dos Remédios

Ao todo, foram emitidas cerca de 25 notificações aos estabelecimentos comerciais que ocupavam as calçadas com mercadorias

Da editoria de Cidades Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Da editoria de Cidades
Publicado em 17/08/2015 às 17:50
Carlos Augusto/PCR/Divulgação
Ao todo, foram emitidas cerca de 25 notificações aos estabelecimentos comerciais que ocupavam as calçadas com mercadorias - FOTO: Carlos Augusto/PCR/Divulgação
Leitura:

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), realizou mais uma etapa da Operação Bairro Legal nesta segunda-feira (17). O trecho que vai das proximidades do Mercado de Afogados até a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, na Zona Oeste da cidade, teve o passeio público desobstruído. Além disso, depois de receberem notificações, vários comerciantes retiraram voluntariamente suas mercadorias das calçadas.

Apoiaram a ação cerca de 50 funcionários das equipes da Gerência de Operações (Geop), da Guarda Municipal, da Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e da Polícia Militar. Segundo Marcos Costa, chefe da 5ª Gerência Regional da Secon, após esse momento da operação, fiscais de controle urbano continuarão a monitorar a área regularmente, no intuito de coibir a volta das infrações.

"Percebemos que a maioria dos estabelecimentos comerciais atendeu às notificações entregues. Dessa forma, a operação cumpriu o papel de conscientização e foi conduzida sem nenhum transtorno", disse.

Fiscais responsáveis pela área, realizaram, anteriormente, um levantamento das irregularidades que comprometiam a mobilidade dos pedestres, notificaram e comunicaram os infratores sobre a execução da operação. Ao todo, foram emitidas cerca de 25 notificações aos estabelecimentos comerciais que ocupavam as calçadas com mercadorias. Os equipamentos aprendidos poderão ser liberados mediante pagamento de multa, cujo valor pode variar entre R$ 200 e R$ 6.900.

A Operação Bairro Legal tem como objetivo melhorar a mobilidade dos pedestres na cidade do Recife através de ações de controle urbano. Desde o início da atual gestão municipal, já foram removidos pelos fiscais da secretaria 525 carcaças de automóveis, cerca de 83 mil faixas, banners e bandeirolas de propagandas, 1.365  pinos de ferro, 205 outdoors e toplights, 76 jardineiras e 488 cavaletes e cones.

Ao longo desta segunda-feira (17), foram retirados da Estrada dos Remédios:

- 57 ferros de proteção instalados em logradouro público

- 5 direcionadores de pedestre

- 4 cones sinalizadores

- 3 lixeiras instaladas em logradouro público

Últimas notícias