Acessibilidade

Elevadores de sete estações do metrô voltam a funcionar

Problema foi denunciado por muitos usuários e ainda persiste em outras estações

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 29/02/2016 às 19:55
Diego Nigro/JC Imagem
Problema foi denunciado por muitos usuários e ainda persiste em outras estações - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Após inúmeras reclamações de usuários, alguns elevadores e escadas rolantes de sete estações do metrô voltaram a funcionar, nesta segunda. “Não estou nem acreditando. Fazia muito tempo que ele estava parado, eu tinha que ir a Afogados e retornar para casa”, comemorou o comerciante Manoel Vicente da Silva, 63 anos, cadeirante, na Estação Joana Bezerra, onde um dos dois equipamentos ainda aguarda uma peça de reposição para ser consertado.

Manoel é um dos muitos usuários que necessitam do elevador para utilizar o serviço do metrô adequadamente. “Na semana passada tive de ser carregado na Estação Porta Larga. Já me carregaram em Prazeres também. Nessa estação Joana Bezerra o elevador vive quebrado e tem a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) aqui perto, muita gente usa cadeira de rodas.”

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife informou que também foram consertados os equipamentos das estações Largo da Paz, Antônio Falcão, Shopping, Aeroporto, Monte Guararapes e Cajueiro Seco. Na Tancredo Neves, falta uma peça para concluir o conserto, previsto até o dia 21 de março.

Conforme nota encaminhada pelo órgão, muitos elevadores quebraram não por falta de manutenção, mas porque os usuários acumulam lixo no local ou excedem o peso. “Não acredito. Às vezes os funcionários não querem abrir o elevador e desligam a escada rolante”, denunciou o aposentado Geraldo Cosmo da Silva, 59 anos, que está com problemas de locomoção. 

O presidente do Sindicato dos Metroviários, Diogo Morais, confirma que os equipamentos são desligados e controlados por funcionários, em alguns momentos, sob pretexto de evitar vandalismo e economizar energia. “Isso atrapalha as atividades do chefe da estação”, observou. 

Últimas notícias