O medo caminha lado a lado com a população no entorno e no Parque da Jaqueira, localizado em área nobre da Zona Norte do Recife. Os relatos daqueles que passam nas imediações diariamente possuem pontos em comum: a sensação de insegurança e a falta de policiamento. Assaltos à luz do dia, em ruas movimentadas e em locais próximos ao posto da Polícia Militar (PM) têm se tornado cada vez mais frequentes, o que assusta os moradores. Para eles, a violência e o abandono são novidade, já que o bairro da Jaqueira costumava ser sinônimo de qualidade de vida na capital pernambucana.
“Era muito tranquilo. Lembro que se falava em violência em Boa Viagem na época em que me mudei. Escolhi a Jaqueira por causa do parque e da segurança. Hoje, está mais perigoso do que era Boa Viagem naquela época”, defende o juiz João Guido Albuquerque, 55 anos, que, há uma década é morador do bairro. Na manhã do último domingo, ele foi assaltado em frente a uma padaria, por dois criminosos armados que pilotavam uma motocicleta, a uma distância de apenas 100 metros do trailer da Polícia Militar. Para ele, o horário é o que chama mais atenção, pois o assalto não ocorreu no que se considera condições de risco. “Não era noite e eu não estava vestido de maneira que chamasse a atenção. Eram 9h, em frente a uma padaria, com carros e ciclistas passando e pessoas indo caminhar no parque. Mesmo em meio ao trânsito intenso, eles pararam a moto e levaram meu cordão de ouro e uma pulseira”, conta.
Situação semelhante foi presenciada pela jornalista Fabiana Gonçalves, 42, enquanto corria no Parque da Jaqueira, há cerca de duas semanas. Segundo ela, um senhor foi abordado por um homem com uma faca, às 6h30, enquanto fazia caminhada na pista. “É um horário em que as pessoas não esperam que aconteça algo assim, então elas estão descuidadas. A gente tem que deixar em casa o celular, a aliança e cuidar até mesmo do que veste para não chamar atenção”, reclama. A jornalista destacou que, no início do ano, houve um reforço no policiamento, mas que hoje não vê mais policiais circulando, o que causa o sentimento de insegurança.
A Guarda Municipal do Recife, responsável pela segurança no parque, informou que disponibiliza três viaturas a mais nos fins de semana nas ruas do Recife. A ronda é feita nos pontos de maior movimento da cidade e conta com a colaboração das câmeras da Central de Monitoramento.
Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento ostensivo no entorno do Parque da Jaqueira é feito pela Patrulha do Bairro com recobrimento do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati). A PM destaca a importância de registrar as ocorrências e deixa à disposição dos moradores, o número de WhatsApp 9-8722-5712, para que façam denúncias.