Urbanismo

Jardim do Baobá, nas Graças, passará por reformas em 2017

Inaugurado em setembro de 2016, Jardim do Baobá fica às margens do Rio Capibaribe

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 28/12/2016 às 8:08
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Inaugurado em setembro de 2016, Jardim do Baobá fica às margens do Rio Capibaribe - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Pequenas reformas serão realizadas no Jardim do Baobá, nas Graças, bairro da Zona Norte do Recife, no início de 2017. Uma delas é a modificação do canteiro de plantas da Rua da Madre Loyola, uma das vias de acesso à área de lazer, inaugurada em setembro de 2016 às margens do Rio Capibaribe.

A proposta da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (Smas) é substituir os 15 canteiros em formato quadrado, enfileirados na rua, por canteiros mais largos e compridos, que ficarão próximos dos muros das casas. É uma tentativa de evitar a depredação das plantas, como vem ocorrendo com regularidade.

“Infelizmente, o povo não respeita a vegetação e estaciona em cima das plantas. Fizemos três replantios, colocamos espécies mais altas e não teve jeito”, declara o arquiteto Romero Pereira, secretário-executivo de Unidades Protegidas da Smas. Além do redesenho dos canteiros, o passeio central do jardim terá novo piso.

O revestimento atual, observa Romero Pereira, é provisório. “Vamos colocar o piso de concreto no passeio, instalar os postes com as luminárias e consertar o píer”, diz. A secretaria esperava receber os postes e luminárias até 15 de dezembro, mas houve atraso na entrega. “Por isso, em vez de executar a obra aos poucos, optamos por fazer todos os serviços de uma vez só”, afirma o arquiteto.

Com relação ao píer, Romero Pereira informa que um dos flutuantes furou e terá de ser trocado, no trecho da rampa. “Uma pedra pontiaguda deve ter provocado a avaria, com o sobe e desce da maré. A plataforma está normal e não há risco para o público, mas o ideal é não ter muita gente ao mesmo tempo no píer”, avisa.

PARQUE

“É a primeira vez que implantamos um píer desse, ajustes para melhoria são naturais”, comenta o arquiteto. O Jardim do Baobá, próximo da Ponte D’Uchôa, corresponde à primeira etapa do Parque Capibaribe, projeto da Prefeitura do Recife que prevê a implantação de áreas de lazer ao longo das margens do rio, da Várzea ao Centro, totalizando 30 quilômetros (15 quilômetros de cada lado).

Últimas notícias