FÉRIAS

Férias com atividades gratuitas no Jardim Botânico e no Econúcleo Jaqueira

Oficinas, brincadeiras, contações de história, gincanas e trilhas esperam os pequenos no período de férias

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 05/01/2017 às 14:29
Foto: JC Imagem
Oficinas, brincadeiras, contações de história, gincanas e trilhas esperam os pequenos no período de férias - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

A partir da quinta-feira (12), o Jardim Botânico do Recife, no bairro do Curado, Zona Oeste da capital, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, são os endereços certos para a criançada se divertir e ficar em contato com o meio ambiente. Os dois equipamentos, vinculados à Prefeitura do Recife, oferecem gratuitamente as Ecoférias, com oficinas, brincadeiras, contação de história, gincanas e trilhas. 

A programação prossegue até o domingo (29), pela manhã e à tarde, sempre de quinta a domingo. As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. As inscrições devem ser feitas no local, meia hora antes do início. O número máximo de participantes é de 30 por atividade. 

As Ecoférias começam às 9h30, pela manhã, e às 13h30, à tarde, tanto no Jardim Botânico do Recife, localizado na BR-232, km 7,5, quanto no Econúcleo Jaqueira, que fica ao lado do posto de saúde do Parque da Jaqueira. Enquanto no Jardim Botânico a programação se encerra às 16h, no Econúcleo Jaqueira se estende até às 17h. 

No Jardim Botânico do Recife, as Ecoféricas são destinadas ao público infantil, podendo participar crianças de 7 a 13 anos. No Econúcleo Jaqueira, há programação para crianças da mesma faixa etária e também para jovens de 14 a 29 anos. 

As atividades lúdicas foram montadas com base nos eixos temáticos do Programa Educar para uma Cidade Sustentável, programa de educação ambiental da Prefeitura do Recife: Biodiversidade, Verde Urbano, Resíduos Sólidos e Água. 

No Jardim Botânico, os adultos que levarem crianças para brincar podem aproveitar para visitar o local. Há sete jardins temáticos: de Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Tropical, além de trilhas guiadas pela Mata Atlântica. 

TEATRO

Um dos destaques da programação é a apresentação do espetáculo teatral Entre no Clima, no domingo (22), às 11h, e no domingo (29), às 16h, no Econúcleo Jaqueira. A peça conta como, com a ajuda de uma máquina do tempo, um garoto, um robô e uma garça voltam ao passado para compreender as razões das mudanças climáticas no planeta. Os três personagens integram a Turma Mangue e Tal, criada em 2013 para o Programa Educar para uma Cidade Sustentável, que envolve cerca de 1.200 alunos de 47 escolas municipais. 

Dom é o garoto, Morena a garça-azul e Du Porto o robô em forma de caranguejo. Na aventura pelo túnel do tempo, os três são acompanhados por Lucrécio Crescêncio, um convidado da Turma Mangue e Tal. 

O espetáculo, com duração de 25 minutos, tem direção geral de Hilda Torres e musical de Samuel Lira e Tales Ribeiro. Os três integram a equipe de arte-educação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, responsável pela coordenação do Programa Educar para uma Cidade Sustentável. 

Mais informações: Jardim Botânico do Recife-3355-0001/Econúcleo Jaqueira: 3355-5808. 

Últimas notícias