SEGURANÇA

Polícia Militar promete Carnaval tranquilo em Pernambuco

Novo comandante da corporação diz que não faltará policiamento nas ruas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/02/2017 às 17:23
JC Imagem
Novo comandante da corporação diz que não faltará policiamento nas ruas - FOTO: JC Imagem
Leitura:

O Carnaval 2017 que começa oficialmente daqui a quatro dias é o teste de fogo do Governo do Estado de Pernambuco na busca pela hierarquia e disciplina que, nas palavras do próprio secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, precisam nortear a Polícia Militar. O cenário não é animador. Os homicídios estão em alta – 479 apenas em janeiro, o número mais alto em um mês desde o início do Pacto pela Vida (2007) –, assim como os roubos, que tiveram aumento de 26,3% em 2016, com relação ao ano anterior. As prévias de Carnaval têm registrado episódios de violência, principalmente em Olinda. Mas o novo comandante da corporação, coronel Vanildo Maranhão, afirma que a resposta da PM na melhoria do policiamento já virá durante o Reinado de Momo.

Maranhão tomou posse nesta segunda-feira (20), no Quartel do Derby, área central da cidade, garantindo que o planejamento para a festa – cujo esquema será anunciado nesta terça-feira (21) pela SDS – será eficiente e que não faltarão policiais nas ruas. “Estamos trabalhando desde outubro nesse planejamento. A população pode ficar tranquila, pois vai ver a PM atuando. Nunca faltou policiamento do Carnaval de Pernambuco, e nem vai faltar”, disse, após a cerimônia, ratificando o tom linha-dura que o credenciou ao cargo.

OPERACIONAL

O perfil operacional de Vanildo Maranhão (ex-comandante de unidades especiais da Polícia como Batalhão de Choque e Radiopatrulha) se opõe ao mais político e conciliador de seu antecessor, Carlos D´Albuquerque, que passou 14 meses no comando da PM. A transmissão de cargo contou com a presença do governador Paulo Câmara, que falou genericamente sobre “recuperar a sensação de segurança da população e reduzir homicídios e roubos”. Coube ao titular da SDS, Ângelo Gioia, e ao próprio comandante da corporação, o recado mais contundente para praças e oficiais: o da recuperação da disciplina e da hierarquia em um período complicado na segurança pública, com índices desfavoráveis e após a conclusão de uma traumática negociação salarial da categoria.

“Nenhuma polícia do mundo sobrevive sem esses princípios”, disse Gioia durante sua fala no palanque montado no Quartel do Derby, a uma plateia formada por oficiais militares, integrantes das forças especiais da PM (Batalhão de Choque, Radiopatrulha e Companhia Independente de Operações Especiais) e – poucos – delegados da Polícia Civil. Entre eles, Joselito Kehrle do Amaral, que será empossado hoje como novo chefe da entidade, no lugar de Antônio Barros.

Vanildo repetiu o mantra de Gioia. “Vamos resgatar a liderança, hierarquia e a disciplina. Trabalhar irmanados, do coronel ao soldado. Sou um homem de tropa, gosto de trabalhar próximo aos meus subordinados”. O oficial garantiu ter estratégias para reduzir a criminalidade, e citou como exemplo os Quadrantes de Segurança, que adotou quando comandou o 11º Batalhão, responsável por boa parte da Zona Norte do Recife. “Trata-se de um modelo de policiamento baseado em motos, e que reduziu muito os índices de roubo naquela área”, afirmou.


Últimas notícias