Compaz

Compaz do Cordeiro é aberto ao público nesta segunda-feira

O Centro Comunitário da Paz (Compaz) Escritor Ariano Suassuna é o segundo do gênero inaugurado no Recife

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 27/03/2017 às 6:06
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
O Centro Comunitário da Paz (Compaz) Escritor Ariano Suassuna é o segundo do gênero inaugurado no Recife - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

O mais novo Centro Comunitário da Paz do Recife, no Cordeiro, bairro da Zona Oeste da cidade, será aberto ao público às 9h desta segunda-feira (27). Batizado Compaz Escritor Ariano Suassuna, o equipamento reúne, num só espaço, ateliê de arte e artesanato, quadras de tênis, rampa de skate e ginásio poliesportivo coberto.


São atividades diferentes daquelas oferecidas pelo Compaz Governador Eduardo Campos, inaugurado no Alto Santa Terezinha, bairro da Zona Norte, em março de 2016. “Cada Compaz terá sua especificidade, uma unidade não será exatamente igual à outra”, diz o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.


A ideia de implantar um ateliê de arte e artesanato, por exemplo, surgiu a partir de observações feitas pela prefeitura no Compaz do Alto Santa Terezinha. “Percebemos que os acompanhantes das crianças e dos adolescentes ficavam ociosos enquanto esperavam pelos jovens em seus exercícios físicos”, comenta o secretário.


No Cordeiro, o pai, a mãe, os avós, tios e demais acompanhantes poderão se matricular em atividades produtivas e capaz de gerar renda para as famílias, explica Murilo Cavalcanti. O ateliê é coordenado pela artista plástica Ana Veloso e aberto a todos os moradores do Cordeiro e dos bairros próximos do Compaz Ariano Suassuna.


A segunda unidade do Centro Comunitário da Paz ocupa o terreno do antigo Clube de Funcionários da Chesf, na esquina das Avenida General San Martin e Abdias de Carvalho. É um terreno de 16,8 mil metros quadrados e três mil metros quadrados de área construída. O projeto dos dois centros é do arquiteto Roberto Montezuma.


O Compaz é uma iniciativa da Prefeitura do Recife para prevenção da violência com práticas esportivas, atividades educacionais e prestação de serviços gratuitos para a população. Embora seja um programa social, não atende exclusivamente famílias pobres. “A classe média também pode frequentar o centro”, avisa Murilo Cavalcanti.

DIVULGAÇÃO


Nos últimos meses a prefeitura divulgou o projeto do Compaz para líderes comunitários, alunos, professores e diretores de escolas municipais da região. Também fará apresentação para os condôminos do Edifício Morada Recife Antigo, que fica ao lado do centro. O Compaz funcionará das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.


Os interessados em participar de atividades no Compaz do Cordeiro deverão fazer inscrições no período de 27 de março a 30 de abril. Os documentos necessários são: carteira de identidade, comprovante de residência e certidão de nascimento dos menores de 18 anos. O equipamento custou R$ 15 milhões, recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).


A prefeitura investiu mais R$ 4 milhões na compra de mobiliário e estruturação do equipamento. Cerca de cem pessoas vão trabalhar no Compaz do Cordeiro, que é vinculado à Secretaria de Segurança Urbana. O nome é uma homenagem ao dramaturgo e romancista Ariano Suassuna (1927-2014).

Últimas notícias