DOMINGO DE RAMOS

Celebrações marcam o início da Semana Santa

As comemorações iniciam com uma procissão de ramos, na Igreja da Misericórdia, e se encerram com a Missa da Ressurreição, em Beberibe

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 08/04/2017 às 15:01
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
As comemorações iniciam com uma procissão de ramos, na Igreja da Misericórdia, e se encerram com a Missa da Ressurreição, em Beberibe - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Leitura:

A partir deste Domingo de Ramos (08), a Igreja Católica inicia a mais importante celebração do calendário cristão. A Semana Santa relembra a ida de Jesus à cidade de Jerusalém, depois de passar 40 dias no deserto, até sua Ressurreição, no Domingo de Páscoa (16). Para comemorar o período, foi preparada uma programação especial para todas as 125 paróquias da Região Metropolitana do Recife e do interior do Estado que fazem parte da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Neste domingo (09), às 8h30, o arcebispo dom Fernando Saburido vai presidir uma procissão de ramos na Igreja da Misericórdia, em Olinda, até a Catedral da Sé, casa mãe da Arquidiocese, onde celebra a Missa de Ramos, às 9h. Durante a semana, também haverá outros eventos em comemoração à época. Na quarta (12), será realizada a 17º Via Sacra da Fraternidade, com concentração no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Conduzido pelo padre João Carlos, o evento busca refletir sobre o calvário de Jesus. O Tríduo Pascal se inicia na quinta-feira (13), com a Missa dos Santos Óleos, na Catedral da Sé, às 9h. Esse período, que vai até o Domingo de Páscoa, é repleto de significados para os cristãos, porque é um momento de grande reflexão sobre os momentos da morte e da ressurreição de Jesus. Durante a cerimônia, os óleos que são utilizados nos sacramentos como Crisma e Unção dos Enfermos por todos os dias do ano, serão consagrados por Dom Fernando. Na cerimônia, o arcebispo vai contar com a presença de cerca de 150 padres participantes do clero arquidioclesiano, que irão renovar os votos e promessas sacerdotais.

Sexta e sábado (15) prometem ser de grande emoção para os fieis. Às 16h do dia 14, haverá a Procissão do Senhor Morto, com início da Arquidiocese e caminhada pelo Sítio Histórico de Olinda. Já no sábado, haverá a Vigília Pascal. Durante o dia, não vão ser celebradas missas, por ser um momento de silêncio e oração, em lembrança pela morte de Jesus. À noite, a partir das 20h, o arcebispo vai realizar a Vigília Pascal, que é dividida em quatro etapas (Liturgia da Luz, da Palavra, Batismal e Eucarística) para relembrar Cristo ressuscitado e a preparação para a Páscoa. No domingo, Dom Fernando vai presidir uma missa na Catedral da Sé, às 9h, em celebração à vitória de Jesus sobre a morte. Este dia marca o encerramento da Quaresma e inicia o Tempo Pascal (50 dias ou sete semanas e o oitavo domingo é comemorado o Pentecostes).

“Para nós cristãos a grande importância da Semana Santa é porque nos unimos a Jesus Cristo na sua Paixão, Morte e Ressurreição. E por que fazemos essa união? Primeiro porque acreditamos Nele como nosso único Salvador. E na cruz que Jesus, se oferecendo como vítima a Deus, salvou a humanidade da condenação eterna”, explicou o padre Luciano Brito, chefe de comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife. “A gente medita o que Jesus nos ensinou. Como Cristo se ofereceu com amor para salvar a toda a humanidade, nós também devemos pelo irmão. O cristão não pode ser cristão sendo individualista, prepotente, arrogante. O cristão só é autêntico quando ele assume Cristo, aquele é que capaz de dar a vida pelo próximo”, completou

Confira a programação completa

Amanhã, Domingo de Ramos (09/04)
8h30 - Dom Fernando Saburido preside procissão da Igreja da Misericórdia, em Olinda, até a Catedral da Sé.
9h - Missa na Catedral da Sé

Quarta-Feira Santa (12/04)
8h - 17º Via Sacra da Fraternidade. A concentração acontece no Pátio de São Pedro. O cortejo vai passar por 14 estações e será conduzido pelo Padre João Carlos. No destino final, na Basílica do Carmo, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, o arcebispo Dom Fernando Saburido vai realizar a Santa Missa, às 11h.

Quinta-Feira Santa (13/04)
Início do Tríduo Pascal
9h - Missa dos Santos Óleos. Todo o clero dioclesiano, composto por cerca de 150 padres, se reúnem com o arcebispo Dom Fernando, na Catedral da Sé.
16h - Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés, na Ilha de Deus, bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife

Sexta-Feira Santa (14/04)
15h - Liturgia da Paixão, na Catedral da Sé
16h - Procissão do Senhor Morto, concentração no Pátio de São Pedro

Sábado de Aleluia (15/04)
20h - Vigília Pascal, na Catedral da Sé

Domingo de Páscoa (16/04)
9h - Missa da Ressurreição, na Catedral da Sé
16h - Caminhada da Ressurreição, no bairro de Beberibe, Zona Norte da cidade. Concentração na Praça da Convenção.
18h - Missa da Ressurreição do Senhor, no mesmo local.

Últimas notícias