Chuva

Manhã de chuva, alagamentos e transtornos no trânsito do Recife

Das 12h de quarta-feira (12) às 12h desta quinta-feira (13) choveu até 98,11 milímetros na capital pernambucana

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 13/04/2017 às 12:34
Foto: Jedson Nobre/JC Imagem
Das 12h de quarta-feira (12) às 12h desta quinta-feira (13) choveu até 98,11 milímetros na capital pernambucana - FOTO: Foto: Jedson Nobre/JC Imagem
Leitura:

A Quinta-Feira Santa começou com chuva forte na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), foram registrados 98,11 milímetros na Estação Experimental localizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Dois Irmãos, bairro da Zona Norte do Recife, das 12h de quarta-feira (12) até as 12h de hoje, 13 de abril. É o maior índice entre as 18 estações monitoradas pela Apac na cidade.


Na Zona Sul do Recife, pedestres e motoristas tiveram de enfrentar ruas alagadas e trânsito lento no Pina, em Boa Viagem e na Imbiribeira, neste primeiro dia do feriado prolongado da Semana Santa. “Muda governo, fazem obras e ninguém consegue dar um jeito na Avenida Mascarenhas de Morais (Imbiribeira). Toda vez que chove a via fica alagada em vários trechos”, reclama Orlando Bezerra Alves, encarregado do Departamento de Pessoal de uma firma.


Por volta das 10h desta quinta-feira (13), ele estava caminhando pela Mascarenhas de Morais, nas imediações da Rua Joaquim Bandeira, à procura da placa do carro que havia caído na avenida alagada às 7h30. “Nessa hora, a água batia quase no capô do carro, só notei que tinha perdido a placa em Boa Viagem. Vou fazer um BO (Boletim de Ocorrência) na delegacia e providenciar outra”, declara.


A Prefeitura do Recife informa que mobilizou um efetivo de 470 profissionais para ajudar a diminuir os efeitos da chuva e que a Central de Atendimento da Defesa Civil recebeu, nas últimas 12h, 68 solicitações para colocação de lonas plásticas em encostas, em especial na Zona Norte. Não há registro de ocorrência graves, de acordo com a Defesa Civil.


Desde a madrugada, de acordo com a prefeitura, foram registradas 23 ocorrências com árvores. Uma das árvores, que ficava num terreno particular, no bairro do Monteiro, na Zona Norte, caiu e atingiu a casa. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) está no local prestando apoio, por se tratar de uma situação de emergência.

REMOÇÃO


A Emlurb já providenciou a remoção das árvores que desabaram na Rua Vasco da Gama, Praça do Derby; Avenida Valença, Ibura; Rua Padre Lima e Sá, Ipsep; e Rua Pedro de Melo, San Martin.


No momento estão em andamento os casos da Rua Itaimbé, Ipsep; Rua das Moças, Arruda; e Rua Dezenove de Abril, Monteiro. Ao todo, cerca de 200 homens foram mobilizados para atuar na remoção de árvores e na drenagem e sucção dos pontos de alagamento. Qualquer solicitação pode ser realizada pela Central 156.


A Defesa Civil está em alerta e pode ser acionada pela população através do telefone 0800 081 3400, com ligação gratuita. A nédia histórica de chuva para o mês de abril, no Recife, é de 326 milímetros, segundo a Apac.

Últimas notícias