Pesquisa

Google: buscas por batom vermelho e depressão crescem no inverno

Estudo mostra que comportamento do brasileiro muda na estação das chuvas

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 18/04/2017 às 18:53
Imagem pública
Estudo mostra que comportamento do brasileiro muda na estação das chuvas - FOTO: Imagem pública
Leitura:

Seu comportamento muda alguma coisa no inverno neste nosso País tropical? Uma pesquisa inédita que usou dados das buscas no Google para analisar os hábitos dos brasileiros durante o período revelam que sim. Desde a busca por estados emocionais indicadores de tristeza, passando pela comida, até a procura por batons vermelhos têm um aumento significativo durante a estação das chuvas.

A análise reforça o estudo Inverno, realizado em fevereiro com 1,5 mil correspondentes acima de 18 anos, também divulgado nesta terça.

Conforme a análise, a busca por “batom escuro” sobe 25% nos meses de inverno, sendo que batom vermelho recebe 130% mais volume de buscas, enquanto que o interesse por batom rosa cai 17%.

No quesito cuidados com a beleza, as buscas por cabelos oleosos crescem 28% e por hidratante e cuidados com a pele seca aumentam 30%. Já as buscas por protetor solar despencam. A procura por maquiagem tem seu segundo maior pico do ano em julho.

Com relação a estados emocionais, as buscas por depressão, solidão e ansiedade sobem, em média, 23% com o início do inverno. E por melhorias da aparência, ‘como ser menos feia’ cresceram 45% no último ano, sendo o ápice em todos os invernos, só voltando a cair em outubro.

COMIDA

A alimentação também muda. A busca por receitas sobe 10%, em média, nos meses de inverno. O chocolate quente quase alcança, no período, a receita mais buscada no Brasil, que é o bolo de cenoura. E já no início do outono, a procura por fondue aumenta 600%. Porém, não são os restaurantes que ganham força, mas as receitas caseiras – a busca por restaurantes que servem fondue cresce 80% menos do que a busca por receitas.

As buscas por café, em geral, sobem mais de 20% e os vinhos são mais pesquisados por iniciantes, tendo em vista que a busca genérica por “vinhos” e “vinho tinto” aumentam, enquanto as mais refinadas, como “adegas” diminuem na proporção. Além disso, marcas de vinhos mais acessíveis, como as chilenas, também passam a ser mais representativas na busca do que em outros períodos.

O estudo mostra como o inverno mexe com o imaginário da população. Muitos entrevistados citam como lembranças da estação neve, lareira, vinho e fondue, elementos que não fazem parte de nosso dia a dia, mas que auxiliam na criação da sensação de frio.

Últimas notícias