Tráfico

Vizinhos denunciam ponto de tráfico e consumo de drogas em Boa Viagem

Venda e consumo de ilícitos acontece na rua Ribeiro de Brito durante a madrugada

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/05/2017 às 19:40
Foto: Cortesia
Venda e consumo de ilícitos acontece na rua Ribeiro de Brito durante a madrugada - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

A presença de usuários e traficantes de drogas em uma das regiões mais ricas do Recife tem preocupado administradores de empresariais da cidade. Há cerca de dois meses, o comércio de entorpecentes durante a madrugada tomou um trecho da rua Ribeiro de Brito, em Boa Viagem, na Zona Sul, e tem causado temor em funcionários de prédios e motoristas que circulam pela área. De acordo com testemunhas, os traficantes ameaçam invadir os prédios e assaltos são frequentes. Além disso, menores de idade são vistos consumindo e traficando os ilícitos e a Polícia Militar não tem sido suficiente para conter a criminalidade.

Segundo um administrador de quatro empresariais nos arredores da rua Ribeiro de Brito que não quis se identificar, o tráfico tem causado transtornos frequentemente em um trecho da via que compreende uma igreja presbiteriana e um grande posto de gasolina. “É algo surreal. Aquela é uma região com poucas moradias, formada principalmente por empresariais e os traficantes estão tocado o terror entre às 19h e às 4h. Eles usam as marquises e garagens dos prédios para comercializar drogas, deixam tudo sujo e estão armados”, afirmou.

De acordo com a gerente do posto de combustíveis Tancredo Neves, localizado na rua Ribeiro de Brito, o consumo de entorpecentes é grande nas proximidades do estabelecimento. "Umas 30 pessoas ficam rodeando por aqui. Há um ano que a gente tem medo de ser agredido quando vem trabalhar", revelou. Ainda conforme a gerente, esse consumo de drogas na área tem prejudicado o comércio da loja de conveniência do posto, que funciona 24h. "Às vezes eles vêm pedir dinheiro aos clientes, que também ficam temerosos e isso acaba os espantando", declarou ao enfatizar que dentre as pessoas que usam as drogas há grávidas e adolescentes.

O empresário ainda reclama que a segurança na área não tem sido suficiente. “O policiamento não é ostensivo. Nós ligamos para os batalhões que vão até lá, apreendem algumas drogas, mas assim que a polícia sai, os traficantes voltam”. “Agora temos de nos preocupar com os funcionários que estão sendo ameaçados. Recentemente, os criminosos tentaram invadir um dos prédios para pegar um funcionário que eles achavam que tinha chamado a polícia. Esse funcionário está tão assustado que tive de dar férias para ele não passar pela região”, disse.

As ações dos traficantes e usuários forçou o administrador a reforçar o sistema de segurança em um dos prédios. “Gastamos R$ 10 mil para gradear todo o entorno de um prédio que fica em uma rua ao lado da rua Ribeiro de Brito, mas não podemos fazer isso em todos os prédios que estão na rua por falta de espaço”. O homem também se preocupa com a presença dos menores de idade. “É uma situação muito séria. Além dos adultos, há os jovens. É algo que precisa ser resolvido com urgência”, concluiu.

Resposta

A Polícia Militar de Pernambuco informou que está ciente do problema na rua Ribeiro de Brito, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e que já está ocupando o local com uma viatura fixa da Patrulha do Bairro. Além disso, a PMPE ainda informou que está monitorando toda a área, para impedir que atos ilícitos se repitam no local.

Já a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), da Prefeitura do Recife, informou que vai enviar uma equipe técnica para abordagens estratégicas junto ao público identificado no território nesta sexta-feira (5). A Sepod ainda informou que realiza ações semanais em locais de grande consumo de drogas, como a Ponte do Limoeiro e a Praça Maciel Pinheiro. Além disso, são oferecidos atendimentos no Compaz Cordeiro, nas quintas-feiras e no Compaz Alto Santa Terezinha, nas sextas-feiras. O cidadão ainda pode acessar o serviço por meio do telefone (81) 3355.8210.

Últimas notícias