TEMPORAL

Prefeitura do Recife divulga balanço das chuvas

Foram 62,4 milímetros de precipitações nesta segunda-feira

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 08/05/2017 às 18:33
JC Imagem
Foram 62,4 milímetros de precipitações nesta segunda-feira - FOTO: JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura do Recife acaba de divulgar o balanço do dia de chuvas na cidade. A administração afirma que esteve, durante toda a segunda-feira, mobilizada nas ruas e no monitoramento dos impactos das precipitações. "Nas últimas 12 horas, choveu no Recife 62,4 milímetros, o correspondente a aproximadamente seis dias de chuvas, considerando a média do mês de maio, de 328 milímetros", diz a nota.

A Prefeitura mobilizou um efetivo de mais de 900 profissionais, desde a madrugada desta segunda, entre a atuação direta nas ruas e o monitoramento da cidade. Nenhuma ocorrência grave foi registrada. O trabalho das equipes da Prefeitura do Recife, também resultou no rápido escoamento das águas na principais vias da cidade, especialmente nos corredores de transporte coletivo, minimizando o impacto no fluxo de veículos.

 DADOS


DEFESA CIVIL - A Defesa Civil do Recife registrou mais de 110 ocorrências nas últimas 12h, principalmente pedidos de vistorias e colocação de lonas plásticas.  Mais de 400 servidores da Defesa Civil – entre engenheiros civis, arquitetos, assistentes sociais e técnicos - estão de prontidão para o atendimento das ocorrências. Em caso de emergência, a população do Recife pode solicitar atendimento através do fone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

 

DRENAGEM -  Nesta segunda-feira (8), as equipes da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) realizaram intervenções com três caminhões equipados com jatos para a sucção da água nos principais pontos de alagamento da cidade, especialmente nas partes mais baixas.

  

A limpeza dos canais, que foi adiantada em 90 dias, tendo começado em dezembro do ano passado, já foi concluída em 34 locais e já removeu quase 26 mil toneladas de resíduos. No momento, estão em andamento outros dez (Canal Luxemburgo, Canal Santa Terezinha, Canal Bomba do Hemetério, Canal São Sebastião, Canal Rio Morno, Canal do Cajueiro, Canal Córrego da Padaria, Canal Rio Jiquiá/Planeta Curado, Canal do Cavouco e Canal do Sport).

 

ÁRVORES – A Emlurb registrou cinco ocorrências com árvores. Foram solucionadas as da Rua Souza Bandeira, na Torre; Rua Presidente Nilo Peçanha, na Imbiribeira; Rua Cônsul Vilares Fragoso, em San Martin; e Praça Chayne com a Avenida Beberibe, em Água Fria. No momento, a equipe do órgão trabalha na remoção da árvore que caiu na Avenida Agamenon Magalhães.

 

Ao todo, cerca de 200 homens foram mobilizados para a remoção de árvores e drenagem dos pontos de alagamento. As solicitações podem ser realizadas pela Central 156.

 

TRÂNSITO -  Equipes formadas por cerca de 150 agentes e 240 orientadores de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) trabalharam em áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos. Além disso, cinco equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 124 câmeras.

 

Três guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De 0h até as 17h, 18 acidentes foram registrados, dos quais 15 foram sem vítimas e outros três com vítima. Não houve registros de ocorrências com vítima fatal. O número de acidentes foi dentro da média para os turnos da madrugada, manhã e da tarde. No mesmo período, 62 semáforos apresentaram falhas, dos quais 50 já foram normalizados e os demais já estão com equipes técnicas em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.

Últimas notícias