ciência

Exposição no Espaço Ciência desvenda os mistérios da luz

Mostra que promete divertir crianças e adultos abre nesta segunda (22) no Espaço Ciência

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/05/2017 às 6:12
Foto: Divulgação
Mostra que promete divertir crianças e adultos abre nesta segunda (22) no Espaço Ciência - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Você já parou para pensar sobre o que é a luz? Uma exposição que abre hoje no Espaço Ciência pode trazer a resposta. Quem visitar a mostra De olho na luz vai viver experiências como brincar com sombras coloridas, a sensação de passar da luz à escuridão, tocar em fibra ótica e observar o efeito da luz negra. Tudo em um salão de 200 metros quadrados, onde luzes, imagens e cores são as atrações principais. A exposição faz parte das atividades da Semana da Energia.

Entre as experiências sensoriais que os visitantes terão acesso, tem também a aprendizagem sobre a formação de imagens, como se estivesse dentro de uma câmera fotográfica. E quem quiser viver uma cena de filme, atravessando um labirinto de lasers, também pode aprender. Ao serem tocados, os lasers soam uma alarme. Há, ainda, hologramas de aves flutuando no ar e peixes nadando, tudo pra prender a atenção do visitante.

Além das atrações, quem visitar a exposição poderá conferir, também, oito oficinas temáticas. Uma delas mostra como construir um sistema de rastreamento de luz solar e ajudando a aproveitar melhor esse tipo de energia. Outra ensina a elaborar um capacitor para armazenamento de energia. Também há espaço para aprender sobre relações químicas para aproveitamento de energia e participar da construção de um chuveiro com materiais de baixo custo. O equipamento desliga automaticamente quando não está sendo usado.

Quem quiser explorar o lado cientista pode ver como construir um microscópio usando apenas uma gotícula e um feixe a laser. No “equipamento”, é possível enxergar alguns microrganismos presentes na água. Também será possível fazer experimentos com com propagação da luz e utilização de radiação ultravioleta para tratamento da água.

O acervo permanente do museu do Espaço Ciência com a temática da energia também poderão ser visitados pelo público. Entre eles, a maquete de uma hidrelétrica, um barco fotovoltaico e a exposição Energia Total, que mostra os vários tipos de energia, abordando itens como reuso e reciclagem, aquecimento global e efeito estufa.

Outra atração é a Casa de Energia, construção que une sustentabilidade e eficiência energética em detalhes como iluminação e ventilação naturais, telhado verde, aquecedor solar, bombeamento fotovoltaico e fogão solar.

A exposição De Olho na Luz, realizada pela equipe do Espaço Ciência, tem o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além do apoio da TIM.

Serviço

Exposição De olho na Luz
Espaço Ciência - segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; finais de semana, das 13h30min às 17h.
Informações (81) 3241.3226.

Últimas notícias