Agreste

Abastecimento de água é suspenso em Garanhuns devido às fortes chuvas

A força das chuvas desacoplou um trecho da Adutora Cajueiro, responsável por 60% do abastecimento de água do município.

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/05/2017 às 15:31
Foto: Divulgação / Compesa
A força das chuvas desacoplou um trecho da Adutora Cajueiro, responsável por 60% do abastecimento de água do município. - FOTO: Foto: Divulgação / Compesa
Leitura:

Em virtude de danos causados pelo grande volume de chuvas registrados nos últimos três dias, o município de Garanhuns, no Agreste do Estado, está com o abastecimento de água suspenso desde domingo (28). A força das águas rompeu um trecho da adutora pertencente ao Sistema Cajueiro, responsável por 60% do abastecimento cidade. Já o Sistema Inhumas está inoperante devido a problemas elétricos, estes também provocados pelas chuvas.

De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a expectativa é que o Sistema Cajueiro volte a operar na próxima quarta-feira (31), porque ainda há muita dificuldade para a locomoção dos técnicos para realizar os serviços de reparos. Com relação ao Sistema Inhumas, a previsão é que volte a funcionar ainda nessa segunda-feira (29), quando será possível retomar a distribuição de água da cidade. Ainda conforme a Compesa, o terceiro sistema de Garanhuns, o Mundaú, não está operando porque atua de forma integrada aos demais.

Em virtude dessas intercorrências, haverá um atraso de dois dias no calendário vigente, ou seja, a área 2, que seria abastecida nos dias 28, 29 e 30 deste mês, passará para os dias 30, 31 e 01 de junho. Já a área 3 receberá água nos dias 02, 03 e 04 de junho. Segundo a Compesa, o órgão irá aguardar o mês que vem para estudar a possibilidade de alteração do calendário de abastecimento de Garanhuns, que atualmente obedece ao regime de três dias com água e seis sem, chegando a ficar até oito dias sem água em alguns locais.

Aumentam níveis das barragens

As chuvas não trouxeram apenas transtornos para Garanhuns. As três barragens do município conseguiram acumular um bom volume de água. A Barragens de Mundaú, que tem a capacidade de acumular 1,2 milhão de metros cúbicos de água está hoje com 83% do total, o que representa um volume de 998,74 m3. Há três dias, esse reservatório estava com 40%.

A Barragem de Inhumas está hoje com 4, 2 milhões de metros cúbicos, de um total de 6,9 milhões de metros cúbicos, que representa 62% da sua capacidade. Já a Barragem de Cajueiro está com 6, 6 milhões de metros cúbicos, ou seja, 53% da sua capacidade total que é de 14, 4 milhões de metros cúbicos.

Gabinete de Crise

A questão da suspensão do abastecimento em Garanhuns e a questão das barragens que abastecem o município foram um dos assuntos discutidos durante a reunião do Gabinete de Crise, que ocorreu nesse domingo (28). O encontro teve por objetivo definir as medidas do Governo do Estado para enfrentamento às fortes chuvas que caem em Pernambuco desde o último dia 27.

Últimas notícias