IMUNIZAÇÃO

Dia D de vacinação de cães e gatos contra a raiva tem 450 postos no Recife

Campanha de imunização ocorre neste sábado (10), até as 17h

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/06/2017 às 13:56
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Campanha de imunização ocorre neste sábado (10), até as 17h - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Cerca de 80% da população de 208 mil cães e gatos do Recife devem ser vacinados neste sábado (10), no 'Dia D' para imunização contra a raiva.  A Secretaria de Saúde criou uma estrutura de atendimento em oito distritos sanitários, que atendem até às 17h. Do total de animais a serem imunizados, são 48 mil gatos e 160 mil cães, o maior grupo a ser vacinado. 

Com o apoio de 1.500 profissionais, os pontos de vacinação funcionam em postos de saúde, igrejas, escolas, praças e parques do Recife. Confira a lista completa dos endereços.

A diretora executiva de Vigilância à Saúde do Recife, Joanna Freire, afirma que não há registro de raiva animal na capital pernambucana desde 2004. A última notificação da doença em humanos na cidade foi em 1998.

"Nosso objetivo é manter a estratégia adotada desde 2004, que garantiu que não fosse registrado nenhum caso de raiva animal no Recife desde então. O bichinho de estimação pode entrar em contato com animais do ciclo silvestre, como morcegos e saguis, contrair a doença e passar para alguém do lugar onde vive. Proteger os animais de estimação também é proteger a família", ressalta a diretora. 

O recém-entregue Hospital Veterinário do Recife, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste, foi um dos pontos de vacinação. A dona de casa Maria Angélica Ferreira levou o gato Zeca, que foi adotado há dois dias, para ser vacinado.

"Tenho esse gatinho e um cachorro. Já tive dois animais que morreram por uma doença que não pudemos curar por falta de dinheiro. Os bichinhos também merecem cuidado e nem sempre temos condições de fazer isso direito", afirma. 

Quem não puder participar do Dia D neste sábado (10), terá novas oportunidades. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, será realizado um acompanhamento do pós campanha. O órgão ressalta ainda que as castrações, consultas e exames no Hospital Veterinário são gratuitos. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (81) 3355-9415 e 3355-8179.

A raiva

O vírus da raiva contido na saliva do animal infectado é transmitido, principalmente, pela mordida do animal e, raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas. A doença é letal. No Recife, as últimas amostras positivas, em felinos e caninos, foram identificadas em 2004. A ausência de casos positivos nesses animais domésticos, nos últimos 12 anos, demonstra a importância da manutenção de ações de vigilância da raiva animal, tais como a vacinação dos animais susceptíveis e campanhas educativas. Na última campanha, realizada em 2014, o Recife alcançou cobertura de 76,36%, dos 207.590 animais estimados.

Últimas notícias