DESCARTE

Cinquentinhas apreendidas pelo Detran serão prensadas

Serão prensados 1786 ciclomotores apreendidos pela Diretoria de Engenharia e Fiscalização de Trânsito

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 14/06/2017 às 11:29
Foto: Flora Pimentel/JC Imagem
Serão prensados 1786 ciclomotores apreendidos pela Diretoria de Engenharia e Fiscalização de Trânsito - FOTO: Foto: Flora Pimentel/JC Imagem
Leitura:

Mais de mil cinquentinhas apreendidas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) serão prensadas nesta quinta (15). A ação acontece seis meses após o departamento adotar novas regras para o emplacamento dos ciclomotores abaixo de 50 cilindradas, conhecidas como cinquentinhas, exigindo a Autorização para Conduzir Ciclomotor – ACC. Para realizar a prensagem, o Órgão assinou contrato com a empresa siderúrgica Gerdau.

Apreendidas pela Diretoria de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, por meio das Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro, Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran, Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano – CTTU, as cinquentinhas, de acordo com o Detran são veículos inservíveis que estão no deposito da autarquia, tendo seus proprietários sido notificados e não comparecidos para regularização. 

De acordo com o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo apreendido e não reclamado pelo seu proprietário no prazo de 60 dias serão levados a leilão. Caso não seja adquirido em duas tentativas, esses virarão sucatas e serão vendidas dessa forma.

Cuidando da descontaminação e descarte

Segundo Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, o CTB determina esse procedimento. Para isso, estão sendo seguidas as regras estabelecidas, cuidando da descontaminação e descarte, tendo em vista o dever de manusear os materiais para que não exista nenhuma agressão ao meio ambiente. Ribeiro lembrou ainda que, o valor arrecadado irá para a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Órgão com o objetivo de desenvolver ações educativas e, consequentemente, prevenir acidentes.

Já para o gerente executivo da Gerdau no Nordeste, Eli André de Barros Filho, a iniciativa é de extrema importância, pois contribui tanto para a segurança pública, quanto para as questões ambientais da região. “A Gerdau, como a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina, conta com rigorosos processos de reciclagem, o que garante que o material apreendido tenha a correta destinação”, destaca.

Últimas notícias