Saúde

Após denúncia, bióloga recebe medicamentos do Hemope e deixa UTI

Bióloga não recebeu medicação do Hemope e acabou na UTI por causa de uma crise hemorrágica.

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/06/2017 às 11:55
Foto: Arquivo Pessoal
Bióloga não recebeu medicação do Hemope e acabou na UTI por causa de uma crise hemorrágica. - FOTO: Foto: Arquivo Pessoal
Leitura:

A bióloga Thissiany Wanderley, que estava internada devido à uma crise por conta da Doença de Von Willebrand, afirmou que conseguiu acesso ao medicamento. Thissiany foi medicada por volta de 1h desta segunda-feira (19) e saiu da UTI nesta manhã. Ela segue internada e ainda não tem previsão de alta.

A internação de Thissiany se deu após o Hemope ter recusado o fornecimento da medicação, alegando que a moça não estava cadastrada no sistema da instituição. No entanto, ela recebia os remédios para a doença rara desde setembro de 2016, pelo próprio Hemope.

Thissiany fez a denúncia através de sua rede social. A bióloga afirmou que pretende processar o hemocentro. "Eu ainda não sei como, mas irei processar sim. Não era pra eu estar numa UTI, era pra eu estar bem e trabalhando", complementou.

Resposta

O Hemope divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso. O hemocentro informou "que a paciente, que é acompanhada e recebe tratamento em uma unidade privada, já está cadastrada no Sistema do Ministério da Saúde para recebimento do fator de coagulação, contudo, o fornecimento só é feito a partir de uma solicitação médica".

Confira a nota na íntegra:

A direção do Hemope esclarece que o hemocentro está devidamente abastecido com o fator de coagulação deficiente - utilizado para o tratamento da Doença de Von Willebrand e que é fornecido pelo Ministério da Saúde. Também ressalta que a unidade de saúde privada que está acompanhando a paciente Thissiany Wanderley só fez a solicitação do insumo na noite do último domingo (18.06), pedido que foi prontamente atendido.

O Hemope esclarece ainda que a paciente, que é acompanhada e recebe tratamento em uma unidade privada, já está cadastrada no Sistema do Ministério da Saúde para recebimento do fator de coagulação, contudo, o fornecimento só é feito a partir de uma solicitação médica. No atendimento da paciente no Hemope, na última semana, citado nas mídias sociais, não foi constatada pela equipe do hospital hemorragia na paciente, não havendo, portanto, indicação de internação na unidade, tampouco utilização da medicação.

Ainda assim, a orientação do Hemope é que, caso haja a necessidade clínica de uso do fator coagulante para a paciente, a unidade que atende e a acompanha, deve solicitar ao hemocentro o fator, com a quantidade necessária para o tratamento, no receituário e a medicação será imediatamente liberada.

Últimas notícias