IMAGENS COMEMORATIVAS

Placas da Revolução de 1817 contam parte da História de Pernambuco

Foram escolhidos oito locais no Recife, além de Olinda e Salvador, na Bahia, para instalação das placas

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 03/07/2017 às 14:15
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foram escolhidos oito locais no Recife, além de Olinda e Salvador, na Bahia, para instalação das placas - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Oito locais do Recife, além de Olinda e Salvador, na Bahia, vão contar um pouco da História de Pernambuco. Placas comemorativas que narram a Revolução Pernambucana de 1817 foram instaladas em alusão à "Revolução Republicana de Pernambuco". O ato de lançamento ocorreu nesta segunda-feira (3) no Forte das Cinco Pontas, localizado no bairro de São José, área central do Recife.

A ação foi uma parceria entre a Prefeitura do Recife, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) e a Grande Loja Maçônica de Pernambuco “É um projeto feito através de uma parceria importante para contar a história da Revolução Pernambucana de 1817. São dez pontos que mostram o espírito libertário do povo pernambucano e que as próximas gerações possam aprender com isso, podendo lutar mais por igualdade, combater as injustiças sociais e por mais democracia”, destacou Geraldo Julio.

“A nossa instituição é sempre preocupada em resgatar valores e a história. E o movimento revolucionário e libertário de 1817 tinha esse sentimento de valoração do povo pernambucano. A luta do povo pernambucano em não se deixar calar”, lembrou João Ângelo Muniz, Grão Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica de Pernambuco.

As placas contém uma imagem representando a época da Revolução e um texto que conta os porquês do espaço ter sido palco da revolta de 1817 e o que lá aconteceu durante o movimento revolucionário. Além de um resgate histórico, o circuito de placas formam também um novo roteiro turístico cultural e histórico para o Recife.

A placa que está instalada na capital baiana foi descerrada em março deste ano, com a presença do prefeito Geraldo Julio. Lá, a homenagem foi no antigo Campo da Pólvora, hoje na Rua do Carro, onde o Padre Roma, um dos líderes do movimento, foi morto. As homenagens foram comandadas pelo prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto e fizeram parte das comemorações do aniversário de Salvador.

Locais onde as placas foram instaladas:

1. Fachada do Edifício Seguradora, esquina da Avenida Dantas Barreto com R. Marquês do Recife.
2. Fachada do prédio anexo ao Palácio do Campo das Princesas, em frente ao Teatro de Santa Isabel.
3. Fachada do prédio anexo ao Palácio do Campo das Princesas, ao lado do Batalhão de Guardas, Praça da República.
4. Arquivo Público Estadual, R. Imperador Pedro II, n. 371.
5. Fachada lateral do Fórum Thomaz de Aquino, esquina da Praça Dezessete com R. do Imperador Pedro II.
6. Fachada da antiga Livraria Ramiro Costa, voltada para atual Ponte Maurício de Nassau.
7. Praça do Forte do Brum.
8. Forte das Cinco Pontas, atual Museu da Cidade do Recife, no acesso ao interior da fortaleza.
9. Seminário de Olinda, no início da rampa de acesso à Igreja de N. S. das Graças, Cidade Alta, Olinda.
10. Campo da Pólvora - Rua do Carro, s/n, Nazaré, Salvador-BA

Últimas notícias