Água

Município de Pedra voltará a ser abastecido pela Barragem Mororó

Chuvas do último fim de semana fizeram com que barragem de Pedra atingisse 19% da sua capacidade máxima

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/07/2017 às 10:00
Foto: Divulgação/Compesa
Chuvas do último fim de semana fizeram com que barragem de Pedra atingisse 19% da sua capacidade máxima - FOTO: Foto: Divulgação/Compesa
Leitura:

A Barragem Mororó, localizada no município de Pedra, no Agreste Meridional, voltou a acumular água com as chuvas do último final de semana após passar três anos completamente seco. O manancial é a única fonte de abastecimento para a população da cidade, que está desde o ano de 2014 sendo atendida exclusivamente por meio de carros-pipas. 

As últimas chuvas conseguiram fazer com que o reservatório atingisse 19,66% da sua capacidade máxima de armazenamento, que é de 2,9 milhões de metros cúbicos de água. Com o volume de 576 mil metros cúbicos acumulados na Barragem Mororó, a Compesa já está trabalhando para retomar a operação do sistema de distribuição de água pela rede para a população de Pedra, até o final de julho.

As chuvas também fizeram a Barragem do Prata transbordar. Até o primeiro trimestre do ano, o manancial ficou com cerca de 15% da capacidade máxima. A barragem tem capacidade máxima de 42 milhões de metros cúbicos de água.

Sistema Adutor de Tupanatinga

Pedra é uma das sete cidades que serão beneficiadas com a construção do Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga, que irá ajudar no enfrentamento da seca na região do Agreste. O empreendimento vai antecipar o uso de trechos das tubulações já assentadas da Adutora do Agreste – a maior obra estruturadora no estado para receber a água da Transposição do Rio São Francisco – que atende os municípios de Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Aguas Belas, Iati e Pedra.

O Sistema dos Poços de Tupanatinga recebe o investimento de R$ 54 milhões, em recursos do Ministério da Integração Nacional, para a perfuração da bateria de poços profundos, que irá fornecer uma vazão de 200 litros de água, por segundo. As obras já iniciaram e a previsão é que sejam finalizadas em maio de 2018.

Últimas notícias