Luto

'Deixa milhares de órfãos', diz biógrafa do padre Edwaldo

Sacerdote será sepultado nesta quinta-feira (20) no jazigo da Arquidiocese de Olinda e Recife do Cemitério de Santo Amaro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/07/2017 às 23:41
Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
FOTO: Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Leitura:

A jornalista Vera Ferraz, biógrafa do padre Edwaldo Gomes, pároco da igreja de Casa Forte, falecido na noite desta quarta-feira (19), publicou uma nota no seu perfil do Facebook lamentando a morte do amigo. O religioso estava internado desde o dia 22 de junho no Hospital Memorial São José e morreu em decorrência de "falência de múltiplos órgãos", segundo a unidade de saúde.

"Meu Padre Nosso, o pároco de Casa Forte, Edwaldo Gomes partiu para eternidade. Ele que nunca teve pressa para morrer, se dizia preparado, mas esperava que Deus esquecesse de chamá-lo porque gostava de viver, aguentou como lutador que era, vinte e nove dias em coma numa UTI", escreveu a jornalista na rede social.

Em outro trecho do texto, Vera ressaltou o trabalho que o religioso desenvolveu junto aos mais necessitados. "Deixa milhares de órfãos e, eu me incluo entre eles. Tive a honra de ser sua amiga e serei sempre grande admiradora do bem que ele plantou aqui na Terra, defendendo os pobres com unhas e dentes. Fique com Deus, meu padre muito querido", concluiu. O livro Um Padre Nosso, que narra a história do sacerdote, foi lançado em outubro de 2016.

Em entrevista ao JC, Vera afirmou que o velório do padre Edwaldo vai ocorrer na igreja de Casa Forte. A jornalista afirmou ainda que o sacerdote será sepultado nesta quinta-feira (20) no jazigo da Arquidiocese de Olinda e Recife do Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife.

HISTÓRIA

José Edwaldo Gomes nasceu no dia 8 de setembro de 1931, no município de Barra de Guabiraba, no Agreste pernambucano. Filho de José Caetano Gomes e Amara da Silva Gomes, passou a infância em Bonito, na mesma região. Desde criança, teve profunda ligação com a Igreja Católica, tanto por conta da educação religiosa recebida em casa, quanto pela relação próxima com o vigário da cidade, o padre Chicó.

Aos 13 anos, ingressou no Seminário de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, concluindo sua formação em 1956. Ao ser ordenado padre, assumiu a Igreja Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Recife, e celebrou a sua primeira missa solene no dia 8 de dezembro, na Matriz de Bonito.

Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Padre Edwaldo comandou a Paróquia de Casa Forte por quatro décadas - Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Era muito conhecido na comunidade, onde fazia diversos trabalhos pastorais - Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Passou a infância em Bonito, no Agreste - Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Entre suas amizades, estava Dom Helder Câmara - Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Tornou-se padre em 1956 - Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Assumiu a paróquia de Casa Forte em 1970 - Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte
Padre Edwaldo faleceu nesta quarta (19) - Foto: Acervo Paróquia de Casa Forte

Em 1970, padre Edwaldo chegou à Paróquia de Casa Forte, onde ficou até o fim da vida. Foi nesta igreja que o religioso ficou conhecido e desenvolveu diversos trabalhos sociais. Uma das suas iniciativas mais famosas é a Festa da Vitória Régia, evento tradicional do calendário turístico e cultural da cidade do Recife. A festividade é promovida anualmente e tem como objetivo principal a arrecadação de fundos para a manutenção da Creche Beneficente Menino Jesus e para a Casa da Criança Marcelo Asfora, que funcionam no bairro.

Durante a vida, o sacerdote fez muitos amigos, muitos deles famosos, como Dom Helder Camara e Dom Lamartine Holanda. O lema da sua ordenação foi: “Eu, de muito boa vontade, consumirei o que é meu e a mim mesmo pelas vossas almas”.

Últimas notícias