MARANGUAPE II

Laudo da Defesa Civil sobre desabamento de casa sai nesta quinta

"As principais hipóteses do desabamento da casa são o sobrepeso e a falta de manutenção do prédio", disse secretário da Defesa Civil de Paulista

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 26/07/2017 às 10:33
Foto: Leo Motta/JC Imagem
FOTO: Foto: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

O laudo com as causas do desabamento de uma casa, no bairro de Maranguape II, em Paulista, que resultou na morte de um menino de oito anos, sairá nesta quinta (27). A informação foi repassada pela Defesa Civil do Município, que iniciou nessa terça (25) a demolição e a remoção dos entulhos do imóvel, que deve ser concluída nesta quarta (26).

"A punição que o proprietário da casa poderia ter, por parte da Prefeitura, nós já fizemos, que foi a demolição do imóvel", explicou o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil de Paulista, Manoel Alencar. Ele pontuou que a posse do terreno vai continuar com o proprietário, conhecido apenas por Jairo Dantas, e que será permitido a ele fazer outras construções no local. "Mas para isso, ele deverá pedir autorização novamente à Prefeitura", ressaltou o secretário.

Na retirada dos entulhos, participam oito funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Defesa Civil, que utilizam uma retroescavadeira, um caminhão munck e dois caminhões caçamba. Ontem, foram demolidas as áreas da padaria, que ficava embaixo da casa onde Mateus Gilberto Ivo do Nascimento, de oito anos, morava com a mãe e o padastro, do salão de beleza, de uma loja que não tinha funcionamento e do depósito de água.

"As principais hipóteses do desabamento da casa são o sobrepeso e a falta de manutenção do prédio, principalmente porque o Habite-se (autorização do município para ocupação de um imóvel) estava vencido, já que ele fez alterações na casa, acrescentando um primeiro andar", esclareceu Manoel Alencar.

Foto: Leo Motta/JC Imagem
Mateus Gilberto Ivo do Nascimento, de 8 anos, morreu após desabamento de um imóvel - Foto: Leo Motta/JC Imagem
Foto: Leo Motta/JC Imagem
Caso aconteceu na madrugada desta terça (25) - Foto: Leo Motta/JC Imagem
Foto: Leo Motta/JC Imagem
Menino faleceu após chegar no Hospital Miguel Arraes para ser atendido - Foto: Leo Motta/JC Imagem
Foto: Leo Motta/JC Imagem
Mateus é uma das três vítimas que ficou soterrada nos escombros após o acidente com a laje superior - Foto: Leo Motta/JC Imagem
Foto: Leo Motta/JC Imagem
Casa ficava em cima de estabelecimentos comerciais - Foto: Leo Motta/JC Imagem
Foto: Leo Motta/JC Imagem
A Defesa Civil de Paulista decidiu demolir o imóvel - Foto: Leo Motta/JC Imagem
Foto: Leo Motta/JC Imagem
A casa e os comércios que funcionavam no local foram demolidos - Foto: Leo Motta/JC Imagem

Entenda o caso

O acidente ocorreu na madrugada desta terça-feira (25), por volta das 4h, no bairro de Maranguape II, Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Um primeiro andar, localizado na Avenida A, desabou deixando duas pessoas feridas e uma vítima fatal.

Renata Michelli Ivo da Cunha Mendonça, de 25 anos e mãe de Mateus Ivo, teve a perna amputada depois de ter o membro esmagado pelos entulhos do desabamento. Ela permanece sedada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Miguel Arraes e ainda não sabe a respeito da morte do filho. Já Emerson da Silva Mendonça, de 19 anos, sofreu escoriações pelo corpo e já recebeu alta depois de ser realizada sutura nos ferimentos.

Mateus será enterrado às 14h desta quarta (26), no Cemitério de Paulista. A mãe dele, Renata Michelli, permanece internada na UTI do HMA. 

Últimas notícias