MEIO AMBIENTE

CPRH recebe animais para devolvê-los à natureza

Bichos foram capturados em diferentes locais do Estado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/08/2017 às 16:47
Divulgação/CPRH
Bichos foram capturados em diferentes locais do Estado - FOTO: Divulgação/CPRH
Leitura:

Quinze aves apreendidas em uma fiscalização ambiental, uma preguiça resgatada quando fazia uma travessia perigosa em uma rodovia, cinco filhotes de timbu que perderam a mãe e um timbu adulto que buscou comida em uma residência de Boa Viagem e terminou levando uma sova de uma perua choca. Esses são os novos animais encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Todos serão tratados para, posteriormente, serem devolvidos à natureza.

O timbu adulto foi entregue à CPRH na manhã desta segunda (7) pelo administrador de empresas Márcio Taciano. Morador de Boa Viagem, em rua próxima ao Mar Hotel, ele cria quatro perus e uma das aves está choca. O timbu faminto buscou a ração das aves, mas não contava com a reação da perua, que partiu para o ataque e ainda teve o apoio dos cachorros da residência. O timbu foi salvo por Taciano, que fez a entrega voluntária à CPRH.

FILHOTES

Já os cinco filhotes – com poucos dias  –  foram levados ao órgão ambiental no final da tarde da sexta-feira (4) pelo taxista Lucas Gonzales, depois de serem encontrados no quintal da ONG Fase (Organização Não-Governamental), na Rua Viscondessa do Livramento, Derby, área central do Recife. A timbu mãe foi encontrada ainda se mexendo, mas não resistiu e faleceu, provavelmente de fome. Outro filhote também morreu.

A preguiça (ainda não se sabe se é macho ou fêmea) foi encontrada na manhã desta segunda (7) atravessando a PE 74, nas proximidades da Usina Laranjeiras, em Vicência, Mata Norte do Estado. Foi resgatada por um morador que a levou para a ONG Lobo Guará, do município. A entidade, então, mobilizou a Uiga Carpina (Unidade Integrada de Gestão Ambiental), da CPRH, para fazer juntos a entrega ao Cetas Tangara, o que foi feito no final da manhã.

Com relação aos pássaros, todos foram apreendidos no domingo (6) por policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), numa ação na área rural de Escada, Mata Sul. Junto com sabiás, papa-capins, galos de campina e rolinhas, os policiais apreenderam espingardas de caça e munições. O proprietário foi levado à Delegacia de Vitória de Santo Antão, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante Delito.      
 

Últimas notícias