Rede Solidária

Grupo defende abrigo noturno para pessoas em situação de rua

Ação para população em situação de rua será realizada no Bairro do Recife, neste sábado (19)

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 16/08/2017 às 15:18
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Ação para população em situação de rua será realizada no Bairro do Recife, neste sábado (19) - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 20h15

O coletivo Unificados pelas Pessoas em Situação de Rua - rede formada por ONGs, grupos informais, igrejas e movimentos que apoiam a causa - promove neste sábado (19) ação para cobrar do governo o projeto de abrigo noturno para a população vulnerável. Na ocasião será realizado mutirão para atendimento a esse público, com apoio de voluntários. A atividade tem início à 8h e termina às 14h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, e marca o Dia Nacional de Luta do Povo da Rua.

Durante a ação haverá uma performance com todos os voluntários deitados no chão por 1 minuto, chamando a atenção para a proposta da construção do Abrigo Noturno. Segundo dados coletados em 2014 pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, há mais de duas mil pessoas em situação de rua no Recife, 770 dessas demandam acolhimento em abrigo, sendo a grande maioria do sexo masculino, em fase adulta e produtiva, desenvolvendo alguma atividade remunerada durante o dia.

A construção do Abrigo Noturno (equipamentos separados para pessoas do sexo masculino e feminino) está prevista no Plano Municipal de Atendimento a PSR, que até hoje não foi ratificado na Câmara de Vereadores do Recife para se tornar lei. O projeto do Abrigo Noturno foi realizado em conjunto com a Sociedade Civil, porém não tem força vinculatória, já que ainda não se tornou lei.

SERVIÇOS

A ação voltada para as pessoas em situação de rua contará com o apoio de voluntários para organizar o mutirão de atendimento médico, odontológico, estético para a população de rua. Também haverá um café da manhã, participação das Defensorias Públicas da União e do Estado e órgãos responsáveis por retirada e regularização de documentos.

O coletivo Unificados pelas Pessoas em Situação de Rua é formado por 20 instituições, das quais apoiam o ato: a Casa da Rocha, a Pastoral do Povo de Rua, o Movimento Seja a Mudança, os Samaritanos, o Renova-te, a Ronda Noturna da Unicap, o Recife do Bem, a Rede Fazer o Bem, o Projeto Dragão, o PROSOL, o Instituto Humanitas (Unicap), o Instituto Amigos da Rua (IAR) e o Pão Nosso de Cada Noite, que vem desde 2016 tentando interlocução com o governo para tornar o abrigo noturno realidade.

Nota da Prefeitura

"A Prefeitura do Recife informa que está em fase de estudos e elaboração de projeto de uma intervenção no abrigo provisório da Travessa do Gusmão, no bairro de São José, centro do Recife, para que este espaço funcione também como um abrigo noturno.

De acordo com levantamento feito pela Prefeitura do Recife em 2016, mais de 800 pessoas vivem em situação de rua na capital pernambucana. Entre as pessoas abordadas em todas as regiões da cidade, em horários diferentes, 659 disseram que dormem na rua todos os dias. Além desse quantitativo, também se levou em conta os cerca de 200 moradores de ruas que vivem em oito casas de acolhida da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife.

A Prefeitura do Recife acompanha os moradores de rua através do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS). A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife mapeia as pessoas em situação de rua em toda a cidade e trabalha com a sensibilização e orientação, visando o resgate da cidadania e a retirada consensual dessas pessoas das ruas. Sempre que há aceitação, as equipes do SEAS fazem os encaminhamentos para acolhimento, retirada de documentos, acesso à rede de saúde, inclusão em programas e benefícios sociais e tentativa de reintegração com a família."

Últimas notícias