Oficina

Memorial de Justiça de PE promove oficina de bonecas abayomis

O evento será na sede do Memorial de Justiça, no Bairro do Recife, É preciso fazer inscrição previamente

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 16/08/2017 às 14:21
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
O evento será na sede do Memorial de Justiça, no Bairro do Recife, É preciso fazer inscrição previamente - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

O Memorial de Justiça de Pernambuco promove, às 9h30 deste sábado (19/8), oficina de boneca abayomi no prédio da instituição, localizado na Avenida Alfredo Lisboa, s/n, no Bairro do Recife, em frente ao Forte do Brum. Serão oferecidas 35 vagas para o evento, sendo 20 para adultos e 15 para crianças a partir de 7 anos de idade. A atividade integra as comemorações dos 195 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Durante a oficina, os participantes vão conhecer a origem da boneca, considerada símbolo de resistência. As abayomis eram feitas pelas mães africanas que, no transporte de escravos entre África e Brasil, rasgavam pedaços de suas próprias saias e deles criavam pequenas bonecas, feitas com nós e tranças (sem costura alguma). O objetivo era acalentar seus filhos durante a cruel viagem.

No evento haverá um bate-papo sobre a confecção das bonecas, escravidão e questões de gênero dessa época até os dias hoje. “Pretendemos estimular o reconhecimento da identidade afro-brasileira e promover a superação das desigualdades de gênero”, enfatiza a responsável pelo Núcleo Educativo do Memorial de Justiça, a pedagoga Gabriela Severien.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para [email protected]. É preciso informar nome, idade e contato telefônico, além de indicar se tem alguma deficiência e o tipo.

Os participantes deverão se encontrar na escadaria do Palácio da Justiça (Praça da Repúbica, bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife) no sábado (19/8), às 9h. Do local, serão transportados para o Memorial de Justiça em ônibus do TJPE. E ao final do evento, um ônibus levará os participantes de volta para o Palácio da Justiça.

 

Últimas notícias