Segurança no mar

Patrulhamento em praias de Recife, Olinda e Jaboatão é feito por dois jet skis e dois botes

Corporação diz estar equiparada com os parâmetros internacionais

Maria Luisa Ferro
Cadastrado por
Maria Luisa Ferro
Publicado em 21/08/2017 às 10:53
Divulgação/Bombeiros
Corporação diz estar equiparada com os parâmetros internacionais - FOTO: Divulgação/Bombeiros
Leitura:

Dois jet skis, dois botes infláveis e um quadriciclo. Essa é a estrutura do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), responsável pelo patrulhamento das praias de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. De acordo com o Tenente-Coronel André Ferraz, encarregado do GBMar, o material é compatível com as recomendações internacionais e suficiente para atender a região.

"Nós estamos equiparados ao que recomendam as autoridades internacionais. Em qualquer lugar do mundo, afogamento é um desastre. A Praia de Boa Viagem é uma das praias mais sinalizadas do mundo. São mais de 110 placas em toda a orla. É necessário que as pessoas atendam as recomendações dos bombeiros sobre locais de risco", referindo-se ao caso do último domingo (20), onde Eronildos Francisco da Silva, de 23 anos, se afogou enquanto tomava banho com a namorada e dois amigos do trabalho. O corpo dele foi levado pelas águas e os bombeiros estão fazendo buscas na manhã desta segunda-feira (21).

Pessoas que estiveram no local no momento do afogamento de Eronildos denunciaram a demora da chegada do socorro por parte dos bombeiros, o que foi contestado pelo assessor de imprensa da corporação, Major Aldo. "Não houve demora. E antes do afogamento ocorrer, os salva-vidas já haviam alertado que o local era perigoso. Haviam bandeiras no local sinalizando perigo. Poderiam ter sido quatro vidas perdidas, mas graças ao trabalho dos bombeiros não foi. Nós lamentamos da mesma maneira", afirma.

Prevenção

O Tenente-Coronel André Ferraz explica que o GBMar tem embarcações compatíveis com o tipo de praia encontrada na RMR, e que elas são suficientes. "Muitas pessoas pensam que apenas jet skis são a solução para o salvamento aquático, e aqui no nosso litoral, por ter muitas pedras, a melhor opção são os botes infláveis, que temos em quantidade suficiente para atender a demanda, pois além dos dois em atividade, temos dois de reserva", afirma. Ele também destaca as ações preventivas feita pelos bombeiros para evitar casos como o desse domingo.

"No fim de semana, são 22 a 24 postos de serviços espalhados pela Região Metropolitana, equipados com nossa estrutura. No ano passado, foram 100 mil orientações preventivas aos banhistas em toda a Região Metropolitana do Recife. Os números são muito satisfatórios a cada ano. Ainda no ano passado, 8 pessoas morreram por afogamento na região. Em anos anteriores, esse número chegava a 14. Já diminuímos em mais de 50%", finaliza.

Últimas notícias