Abandono

Bebê abandonado em canal ganha nome

Equipe médica escolheu um nome provisório. Bebê passa bem, mas não tem previsão de alta

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 24/08/2017 às 13:12
Foto: Divulgação
Equipe médica escolheu um nome provisório. Bebê passa bem, mas não tem previsão de alta - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Com informações da repórter Cinthya Leite

O bebê recém-nascido encontrado abandonado em um canal de Roda de Fogo, comunidade dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, é saudável e passa bem, mas não tem previsão de alta. E já tem um nome provisório: José Fernando, escolhido por policiais militares do 12º Batalhão que o encontraram na noite da quarta-feira (23). O recém-nascido está no Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Ele nasceu com 49 centímetros, provavelmente na 39ª semana de gestação e está com 2,675 kg, o que é considerado pequeno para a idade gestacional.

A assistência social do Hospital Barão de Lucena já está recebendo doações de roupas e demais itens de enxoval de bebê. Quem quiser colaborar pode obter informações pelo telefone (81) 3184.6435. Segundo a equipe médica, José Fernando está recebendo leite artificial porque não é prematuro. E os bancos de leite priorizam o leite materno para os bebês de muito baixo peso, prematuros e fragilizados, o que não é o caso do recém-nascido. José Fernando, entretanto, está sem previsão de alta porque passará por exames e está tomando antibióticos para evitar complicações futuras. Clinicamente está bem, com os pulmões saudáveis, o que era um temor quando foi socorrido porque, ao ser encontrado no canal, estava molhado e tremia de frio.

O bebê nasceu com 49 centímetros, provavelmente na 39ª semana de gestação e está com 2,675 kg, o que é considerado pequeno para a idade gestacional
[

O Caso

De acordo com uma testemunha que não quis se identificar, moradores da Rua Tota Ventura ouviram o choro de uma criança por volta das 21h desta quarta-feira (23/8) e começaram a procurar de onde vinha o barulho. O bebê estava vestido e dentro de uma bolsa preta totalmente fechada. “Ele estava sem fôlego, chorando bastante, todo molhado e com frio”, relatou a moradora. Pouco depois de encontrar a criança, os moradores telefonaram para a Polícia Militar, que foi até o local e levou o menino para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões, também na Zona Oeste da capital. Em seguida, o bebê foi transferido para o Hospital Barão de Lucena.

Últimas notícias