Finalização

Ciclofaixa Jardim São Paulo entra em funcionamento na segunda

Já a Rota Santo Amaro, anunciada para setembro, só será implantada ao final de outubro

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 16/09/2017 às 7:21
Diego Nigro/JC Imagem
Já a Rota Santo Amaro, anunciada para setembro, só será implantada ao final de outubro - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Ficou para a próxima segunda-feira a inauguração da Ciclofaixa Jardim São Paulo, em bairro homônimo, na Zona Oeste do Recife. A previsão do município era que ela entrasse em funcionamento nesta sexta, mas a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que as chuvas atrapalharam a sinalização, que está 80% executada. Já a Ciclofaixa de Santo Amaro, na área central do Recife, prevista para este mês, só deverá estar pronta ao final de outubro. As duas foram anunciadas em julho.

“No caso de Jardim São Paulo, além da pintura de uma faixa de pedestres na Avenida João Cabral de Melo Neto (onde instalamos um semáforo de pedestres) ainda faltam alguns detalhes, tachões e a sinalização vertical, que só pode ser feita após a implantação da sinalização horizontal”, explica a presidente do órgão, Taciana Ferreira. “Quanto à de Santo Amaro, ainda precisamos encontrar soluções para os giros à esquerda existentes nas Avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá, que deixarão de existir”.

Enquanto a Ciclofaixa Jardim São Paulo não é concluída, trechos da rota (especialmente na Rua Senador Alberto Pasqualini) estão sendo utilizados pela população como pista de cooper. Já na próxima semana, agentes e orientadores de trânsito estarão acompanhando a utilização do equipamento, que terá 1,9 quilômetro ligando a Praça de Jardim São Paulo ao bairro de San Martin, na mesma região.

A ciclofaixa se conectará com a Rota Tiradentes (Estrada do Forte e Rua 21 de Abril) e com as ciclofaixas Antônio Curado (Engenho do Meio) e Inácio Monteiro (Cordeiro). As três rotas serão ligadas ainda com as ciclofaixas do Cavouco e Arquiteto Luiz Nunes (Lagoa do Araçá), compondo uma rede de 20 quilômetros, entre as Zonas Oeste e Sul do Recife.

A rota será bidirecional (mão dupla, de um único lado) e terá início na Rua Comendador Franco Ferreira, em San Martin, seguindo pela Rua Professor Silvio da Cunha Santos, Avenida General San Martin, Avenida João Cabral de Melo Neto e Rua Senador Alberto Pasqualini, chegando à Praça de Jardim São Paulo.

SANTO AMARO

Já a Ciclofaixa Santo Amaro será implantada na Avenida Mário Melo e na Rua dos Palmares, com 2,8 quilômetros de extensão, sendo 1,4 quilômetro em cada sentido. Ela funcionará de forma unidirecional, com uma faixa implantada no mesmo sentido de cada pista, ao lado do canteiro central. Ela vai se conectar com o Eixo Cicloviário Camilo Simões, na Rua da Aurora, criando uma rota de oito quilômetros. Com as duas, o Recife chegará a 51,4 quilômetros de malha ciclável.

Últimas notícias