LGBTQ

Parada da Diversidade reúne milhares de pessoas neste domingo

Parada celebrou a diversidade sexual e a luta contra a homofobia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/09/2017 às 13:05
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Parada celebrou a diversidade sexual e a luta contra a homofobia - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Para marcar a luta pelas diferentes orientações sexuais, a Parada da Diversidade, em Pernambuco, chegou à sua décima sexta edição neste domingo (17). Com 11 elétricos e atrações musicais, o evento percorre a Avenida Boa Viagem, no bairro homônimo, na Zona Sul do Recife. A concentração teve início às 9h e arrastou milhares de pessoas pela orla do bairro. A edição deste ano teve como lema "Por cidades diversas, nenhum direito a menos".

Promovida pelo Fórum LGBT de Pernambuco, a Parada teve concentração no Parque Dona Lindu, à beira-mar, e seguiu o percurso ao longo da orla até a dispersão do último trio elétrico, às 17h30. Artistas como Karol Conka, Valesca Popozuda e Romero Ferro garantiram a animação do público, estimado pela organização em cerca de 400 mil pessoas.

TRÂNSITO

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquema especial para quem foi de ônibus. Até as 20h, a Avenida Boa Viagem entre o trecho da Avenida Armindo Moura e a Rua Padre Bernardino Pessoa permanece interditada. Outras 20 ruas que interligam a Rua dos Navegantes à Avenida Boa Viagem também terão interdições durante o evento. Segundo a CTTU, os bloqueios foram desfeitos conforme a passagem do desfile. Cem agentes e orientadores de trânsito participaram da ação.

AVANÇOS

“Ao longo desses anos, tivemos alguns avanços em termos de políticas públicas para o segmento LGBT, mas ainda precisamos de muito mais”, afirma Thiago Rocha, um dos organizadores da Parada da Diversidade. “Avançamos na criação das ferramentas, como as gerências LGBTs nas prefeituras e no governo do Estado, nas áreas de saúde e educação, porém o uso e a execução delas ainda são tímidas. O serviço precisa chegar até a comunidade LGBT”, destaca.

A Parada da Diversidade, realizada sempre no terceiro domingo de setembro, é uma das ações promovidas pelos movimentos sociais, ao longo do ano, em defesa dos direitos do público LGBT. “Eu creio que a Parada da Diversidade ajuda a diminuir o preconceito com aquilo que é diferente. Infelizmente, a sociedade ainda é machista e preconceituosa e se prende a dogmas arcaicos que atrapalham a convivência harmoniosa entre pessoas de crenças e comportamentos diferentes”, declarou o técnico em enfermagem Roberto Mário C. de Lima, na concentração do evento.

Últimas notícias