Patrimônio

Museu promove oficina para contar a história do Forte das Cinco Pontas

Organizada pelo Museu da Cidade do Recife, que funciona no Forte das Cinco Pontas, oficina será dia 12 de outubro apenas para crianças

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 02/10/2017 às 16:25
Foto: Edmar Melo/Acervo JC Imagem
Organizada pelo Museu da Cidade do Recife, que funciona no Forte das Cinco Pontas, oficina será dia 12 de outubro apenas para crianças - FOTO: Foto: Edmar Melo/Acervo JC Imagem
Leitura:

O Museu da Cidade do Recife convida a garotada para descobrir, com brincadeira e diversão, como foi construído o Forte das Cinco Pontas, onde funciona o museu, e qual a importância do prédio histórico para a capital pernambucana. Na oficina gratuita "Fortebrincar", que será realizada dia 12 de outubro, das 14h às 16h, os pequenos também aprenderão a construir o seu próprio forte, usando papelão, papel colorido e tinta guache.

Serão oferecidas 25 vagas para crianças a partir dos 7 anos e os interessados em participar da oficina devem se inscrever pelo e-mail [email protected]. O Forte das Cinco Pontas fica no bairro de São José, no Centro da capital pernambucana.

Não é à toa o Forte das Cinco Pontas ter sido escolhido como mote para a oficina do Dia das Crianças. Foi num mês de outubro do século 17, precisamente em 25 de outubro de 1630, que o Príncipe de Orange, Frederik Hendrik, autorizou o início das obras da fortaleza, projetada pelo comandante Diederik van Waerdemburgh e construído pelo engenheiro Commeresteyn.

A construção, inicialmente de taipa e em formato pentagonal, tinha a função estratégica de proteger as cacimbas de água doce e impedir que os navios inimigos circulassem pelas águas do braço direito do Rio Capibaribe e chegassem até a Barreta dos Afogados, falha existente na muralha natural de arrecifes que protegia o porto, por onde poderiam se evadir com os barcos carregados de açúcar.

EVOLUÇÃO

No fim do século 18, com a expansão da cidade, o forte perdeu sua função militar e passou a ser utilizado como quartel e prisão. Esse uso permaneceu durante todo o século 19. Em 1904, após uma grande reforma, o edifício abrigou o Quartel General do Exército. Na década de 1980 o prédio foi cedido à prefeitura para o funcionamento do Museu da Cidade do Recife.

Propriedade federal, o Forte das Cinco Pontas é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 24 de maio de 1938. A fortaleza, atualmente, tem quatro pontas.

Últimas notícias