Jaboatão dos Guararapes

Bebê vítima de explosão de botijão de gás está em estado grave

Vítima de apenas 1 ano continua em estado grave com 90% do corpo queimado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/11/2017 às 11:51
Foto: Maria Luísa Ferro / Jornal do Commercio
Vítima de apenas 1 ano continua em estado grave com 90% do corpo queimado - FOTO: Foto: Maria Luísa Ferro / Jornal do Commercio
Leitura:

O bebê de apenas um ano, vítima do acidente de explosão de botijão de gás em Jaboatão dos Guararapes, continua em estado de saúde bastante grave. Daniel Rodrigo da Silva Balbino, que teve 90% do seu corpo queimado, está na UTI respirando com ajuda de aparelhos. 

De acordo com o médico Marcos Barreto, chefe do setor de queimados do HR, todas as outras vítimas apresentam queimaduras de 2º e 3º graus. As crianças, Tatiene Gabriele da Silva Balbino, 6 anos; Nicole Beatriz da Silva, 3 anos; Luciano da Silva Balbino, 3 anos; e Isabela Silva Balbino, 5 anos, tiveram entre 30% e 45% da superfície corporal queimada e seguem em estado grave. 

"Todos esses pacientes têm risco, porque são pacientes com queimaduras acima de 30% da superfície corporal. Queimaram face, parte do tórax, membros superiores e inferiores, principalmente, membros inferiores onde o gás se acumula. Então, mesmo que a explosão seja muito rápida, mas a temperatura muito alta faz com que a lesão seja muito profunda", esclarece o médico. Ele ainda informa que não é possível determinar como será o tempo de recuperação dos pacientes, mas que passarão por várias fases de readaptação. Inclusive, todos precisarão de cirurgia reconstrutora. 

Os adultos, Maria Bethania Ribeiro, 24 anos, e Roberto Balbino, 62, seguem internados, sendo este ainda na UTI. As demais vítimas estão na Unidade de Tratamento de Queimados recebendo os cuidados necessários.

Em nota, o Sinregás-PE (Sindicato dos Revendedores de Gás Liquefeito de Petróleo do Estado de Pernambuco) lamentou o acidente causado por um vazamento de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). De acordo com o sindicato, a "venda irregular do gás de cozinha, infelizmente, é uma prática comum e antiga no Brasil. O sindicato ressalta que sempre vem alertando à população que o consumo do gás de cozinha deve ser consumido com qualidade, garantia de segurança e somente com nota fiscal através da revenda autorizada e reprova a falta de fiscalização dos órgãos competentes responsáveis por garantir o comercio e uso legal do gás de cozinha no Estado de Pernambuco".

Entenda o caso

Os sete feridos foram vítimas de uma explosão de botijão de gás na casa da família Balbino que fica na Rua Lourenço Rocha, no Alta da Fábrica, no bairro de Padre Roma, em Jaboatão dos Guararapes. O acidente aconteceu na manhã do último sábado (18). Inicialmente a família foi socorrida para UPA do Engenho Velho e depois transferida para o Hospital da Restauração, na área central Recife.

 

Últimas notícias