ESTOQUE DE SANGUE

Hemope emite alerta para baixo estoque de bolsas de sangue

Doações chegam a cair 15% em época de férias e final de ano. Todos os sangues do tipo negativo estão com baixo estoque

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/12/2017 às 17:25
Foto: Reprodução/Governo do Estado
Doações chegam a cair 15% em época de férias e final de ano. Todos os sangues do tipo negativo estão com baixo estoque - FOTO: Foto: Reprodução/Governo do Estado
Leitura:

O estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está precisando de sangue. O tipo AB+ está em estado considerado crítico e os demais (O+, O-, A+, A-, B+, B-) em alerta. Segundo a diretora de hemoterapia Anna Fausta Cavalcante, a baixa é comum no período de final de ano e por isso é preciso que os doadores colaborem.

As épocas de final de ano e férias são as mais difíceis para os estoques de sangue do Estado. De acordo com Anna Fausta “a falta de costume do brasileiro e do pernambucano de doar sangue também dificulta na reposição dos estoques”. O Hemope receber cerca de 8 mil doações mensais, mas nesses períodos o número chega a cair até 15%.

O Hemope funciona de segunda a sábado e nos feriados, das 7h15 às 18h30. Os doadores podem agendar a doação para o período da tarde no telefone 0800 0811535. A Fundação Hemope fica na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças. Os doadores que desejarem também podem doar de domingo a sexta no posto de coleta do Hospital da Restauração, no Derby.

Critérios para ser doador

O doador deve ter entre 16 e 69 anos e estar acima de 50kg. O doador não deve estar em jejum. Para homens, o intervalo entre uma doação e outra deve ser de 3 meses, para mulheres, 4 meses. 

Últimas notícias