Paralisação

Sindicato dos Bancários paralisa atividades das agências do Santander

No Recife e Região Metropolitana, 35 agências do banco terão atividades suspensas até as 16h desta quarta-feira (20)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/12/2017 às 9:39
Foto: Divulgação/Sindicato dos Bancários de Pernambuco
No Recife e Região Metropolitana, 35 agências do banco terão atividades suspensas até as 16h desta quarta-feira (20) - FOTO: Foto: Divulgação/Sindicato dos Bancários de Pernambuco
Leitura:

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza, nesta quarta-feira (20), uma paralisação dos serviços das agências do banco Santander. No Recife e Região Metropolitana, 35 agências devem ter suas atividades suspensas até às 16h.

O motivo da paralisação é em decorrência da implementação de um sistema que força o trabalhador a assinar um Acordo Individual de Banco de Horas Semestral. Com o banco de horas, os funcionários deixariam de ser pagos pelas horas extras e passariam a ter que acordar com seu gerente o abate de horas e as folgas referentes ao período excedente de trabalho. 

Outra reclamação dos funcionários foi a decisão da instituição financeira em alterar, sem aviso prévio, o dia do pagamento dos salários, passando do dia 20 para o dia 30, e os meses de pagamento do 13º salário, que antes era feito em março e novembro, e vai passar a ser em maio e dezembro.

A presidente do Sindicato dos Bancários, Suzineide Rodrigues, participa na manhã de hoje de uma coletiva de imprensa para esclarecer os principais pontos da paralisação. De acordo com Suzineide, a implementação do banco de horas descumpre o acordo firmado na comissão coletiva. Nessa comissão, são estabelecidos os direitos dos funcionários e alinhado com as instituições pontos como jornada de trabalho, salários e auxílios trabalhistas.

"O acordo da comissão coletiva foi firmado em setembro deste ano e é válido até dia 31 de agosto de 2018. Apesar da mudança na legislação trabalhista, o acordado segue tendo validade e o banco Santander está querendo descumprir as decisões firmadas, por isso estamos paralisando. Caso outros bancos venham a descumpri o acordo, iremos parar novamente", aponta a presidente.

Confira as agências Santander que não funcionarão:

Boa Viagem
Antônio Falcão
Osias Ribeiro
Arrecifes
Shopping Recife
Afogados
Imbiribeira
Bernardo Vieira de Melo
Prazeres
Sudene
Ceasa
Caxangá
Camaragibe
Casa Amarela
Casa Forte
Encruzilhada
Olinda
Veneza
Soledade
Imperatriz
São José
Recife Centro
Imperador
Caixa do Apolo
Cruz Cabugá
João de Barros
Ilha do Leite
Agamenon Magalhães
Tacaruna
Parque Amorim
Vitória
Carpina
Paudalho
Igarassu
Paulista

Últimas notícias