Buzinaço

MBL promove ato de buzinaço pela condenação de Lula neste sábado

Ex-presidente será julgado no próximo dia 23 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/01/2018 às 0:05
Foto: Reprodução
Ex-presidente será julgado no próximo dia 23 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

O Movimento Brasil Livre (MBL) do Recife anunciou uma série de atos neste sábado (13) para apoiar a condenação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no julgamento que acontecerá no próximo dia 23 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Lula tem nove acusações contra ele, entre elas organização criminosa, corrupção e obstrução da justiça.

De acordo com os organizadores, a concentração será às 10h em frente à Padaria Boa Viagem, localizada na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Segundo o movimento, entre os atos, um 'buzinaço' será realizado pela condenação do petista. "A condenação do ex-presidente por corrupção seria um importante passo para o resgate da credibilidade e confiança da população. Iremos realizar uma sequência de atos para anunciar o julgamento do chefe da maior quadrilha organizada da história deste país", afirma o movimento.

Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá acompanhar de São Paulo o julgamento que definirá o seu destino político, no próximo dia 24. Advogados aconselharam o petista a não participar de manifestações em Porto Alegre, onde fica a sede do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), sob o argumento de que é preciso cautela para evitar confrontos e acirramento de ânimos.

"A ida de Lula a Porto Alegre sempre esteve condicionada à possibilidade de ele ser ouvido no julgamento", disse o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), ao lembrar que esse pedido, feito pela defesa do ex-presidente, até agora não foi acatado pelo tribunal. "Não tem sentido ele ir lá e ficar olhando. As manifestações que estamos organizando na cidade serão de solidariedade e apoio, mas Lula não vai participar", afirmou.

"Mártir"

A cúpula do PT avalia que, se Lula for impedido de concorrer e sua prisão for decretada, ele virará "mártir" e será importante cabo eleitoral. Embora oficialmente todos os dirigentes do partido digam que não há plano B para o caso de o ex-presidente não disputar, a aposta, até agora, recai sobre o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT). O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad deve concorrer ao Senado.

Últimas notícias