Mobilidade

Túnel do Jordão é liberado ao tráfego nesta quarta, após paliativo

Construtora deverá fazer serviço definitivo, pois obra está na garantia

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 24/01/2018 às 7:12
Roberta Soares/Jornal do Commercio
Construtora deverá fazer serviço definitivo, pois obra está na garantia - FOTO: Roberta Soares/Jornal do Commercio
Leitura:

Um mês e meio depois de interditado, o Túnel Felipe Camarão, mais conhecido como Túnel do Jordão, localizado no bairro de mesmo nome, na Zona Sul do Recife, volta a ser liberado ao tráfego nesta quarta (24), mas ainda sem os serviços definitivos. Segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foi feito um escoramento emergencial das calhas de escoamento de água e a construtora responsável pela obra, a Camargo Corrêa, foi notificada para realizar o serviço definitivo, uma vez que o problema surgiu dentro do prazo de garantia de cinco anos.

“Não há nenhum problema estrutural que comprometa a segurança do túnel”, garante o secretário-executivo de transportes do Estado, Antônio Júnior. O gestor explica que, desde quando construído, o túnel apresentou problemas de alagamento e foram implantadas calhas para que a água pudesse escoar. “Essas calhas estavam caindo e nossa empresa de manutenção fez o escoramento emergencial, enquanto nós notificamos a construtora para que dê uma solução definitiva”.

GARANTIA

Conforme o secretário, se a notificação administrativa não for atendida ela será acionada juridicamente. “Não podíamos deixar o túnel interditado até resolver esse imbróglio”, justifica, salientando que o órgão não tem motivos para arcar com novos custos se a obra está na garantia, pois foi executada em 2012 e os problemas apareceram em dezembro. O túnel é considerado fundamental para a mobilidade no Jordão e Ibura, mas as infiltrações e alagamentos nunca foram resolvidos em definitivo.

Últimas notícias