SEGURANÇA PARA OS FOLIÕES

PE: SDS anuncia incremento de 32% na segurança para Carnaval 2018

De acordo com a pasta, 41.147 postos colocados de 10 a 14 de fevereiro nos polos carnavalescos espalhados por Pernambuco

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/02/2018 às 17:45
Foto: Carlos Medeiros/CICOM-SDS
De acordo com a pasta, 41.147 postos colocados de 10 a 14 de fevereiro nos polos carnavalescos espalhados por Pernambuco - FOTO: Foto: Carlos Medeiros/CICOM-SDS
Leitura:

Um dos maiores problemas enfrentados todos os dias pelos pernambucanos e turistas que vêm visitar o Estado, a segurança será o foco da Secretaria de Defesa Social (SDS) para o período de Carnaval. De acordo com a pasta, haverá um acréscimo de 32%, em relação à folia de 2017, nos postos de trabalhos das Polícias Militar, Civil e Científica e Corpo de Bombeiros do Sábado de Zé Pereira à Quarta-Feira de Cinzas. Dados foram fornecidos em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (1º), no auditório da SDS, bairro de Santo Amaro, Centro do Recife.

Na lista de aumento no efetivo, também estão as equipes da Corregedoria Geral da SDS e Grupamento Tático Aéreo. No total, são 41.147 postos colocados de 10 a 14 de fevereiro nos polos carnavalescos espalhados por Pernambuco. "São 41 mil lançamentos, isso quer dizer que o policial que trabalhou na sexta pode trabalhar também no domingo", explicou o secretário da SDS Antônio de Pádua. "A gente tem hoje cerca de 27 mil agentes de segurança pública trabalhando em Pernambuco, mas vamos lançar 41 mil policiais. Tem dias que serão lançados mais policiais, como no Galo da Madrugada, e outros dias com menos", pontuou.

O monitoramento da folia vai ser realizado a partir de câmeras espalhadas pelos principais polos, como Recife Antigo e Sítio Histórico de Olinda. Além disso, no Bairro do Recife, próximo ao Marco Zero, e na entrada da Praça do Carmo, no Sítio Histórico de Olinda, haverá Plataformas de Observação Elevada (POEs) para ajudar no monitoramento. "Esse ano nós teremos o maior efetivo de policiais lançados no carnaval de Pernambuco. Isso quer dizer que com a chegada dos novos policiais militares em 2017 e um incremento de mais de 1200 de policiais civis e da Polícia Científica, que serão contratados ainda essa semana, nós temos a possibilidade de ter um carnaval muito tranquilo, com muita segurança", disse o secretário. No total, a Polícia Militar vai preencher 29 mil dos postos de trabalho, enquanto a Civil terá 5.989 lançamentos de delegados, agentes e escrivães, e o Corpo de Bombeiros 5.017.

Galo da Madrugada

Somente no sábado (10), dia do Galo da Madrugada, 5.047 postos de trabalho da SDS estarão atuando (18% a mais do que no ano passado). Serão 3.662 da Polícia Militar, 492 da Civil e 835 do Corpo de Bombeiros. Também serão montados dois postos de Comando Integrado, de apoio ao juizado do folião, na Estação Central do Metrô, no bairro de São José, e no Fórum Thomaz de Aquino, bairro de Santo Antônio, ambos no Centro do Recife.

Agreste e Zona da Mata

Nas duas regiões, a SDS terá 12 Áreas Integradas de Segurança. Para isso, serão 11.437 polos de trabalho durante os quatro dias de folia.

Sertão

No Sertão, que tem 9 Áreas Integradas de Segurança, haverá 5.900 postos de trabalhos ativos, sendo 4.210 da Polícia Militar, 1.113 da Civil e 491 do Corpo de Bombeiros.

Pós-Carnaval

A partir do dia 14, Quarta-Feira de Cinzas, que traz blocos como o Bacalhau do Batata, Virgens do Bairro Novo e Os Irresponsáveis de Água Fria, os polos de trabalho serão 3.875, sendo 3.638 somente da Polícia Militar.

Investimento

O investimento para a implantação de medidas para a segurança no Carnaval, segundo a SDS, foi de R$ 9 milhões, 28,5% em relação ao ano passado.

Últimas notícias