SERPENTE

Surucucu-pico-de-jaca é resgatada no jardim de uma casa em Aldeia

Trata-se da maior cobra venenosa da América do Sul. A espécie está ameaçada de extinção

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/02/2018 às 18:09
Foto Ilustrativa/Reprodução internet
Trata-se da maior cobra venenosa da América do Sul. A espécie está ameaçada de extinção - FOTO: Foto Ilustrativa/Reprodução internet
Leitura:

Uma das cobras mais venenosas das Américas e maior da América do Sul foi encontrada no jardim de uma casa em Aldeia, Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. A serpente surucucu-pico-de-jaca, medindo cerca de 1,5 metro, foi resgatada por um biólogo do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangará), vinculado à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

De acordo com Yuri Valença, biólogo do Cetas Tangará, o resgate ocorreu no último sábado (3). O biólogo chamou atenção para a preservação do animal já que a surucucu-pico-de-jaca é uma das serpentes ameaçadas de extinção. "É importante não matar e acionar os órgãos ambientais responsáveis para realizar o resgate porque o Brasil vive uma deficiência na questão do soro antiofídico (medicamento para tratar mordidas de cobras venenosas) produzido através do veneno da surucucu. Sem contar que o veneno também serve para a produção de alguns remédios", explicou.

Valença também informou que será feito um exame na cobra para descobrir o sexo do animal. Caso seja um macho, órgãos como o Instituto Butantan de São Paulo, serão contactados para que o animal seja reproduzido em cativeiro e continuar produzindo mais soro antiofídico.

Últimas notícias